jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024

Desembargador aborda danos estéticos

há 12 anos
2
0
0
Salvar

O desembargador José Antônio Braga foi o entrevistado desta quinta-feira, 19 de julho, no programa Revista da Tarde , da rádio Inconfidência. A entrevista, que abordou as indenizações por danos estéticos, foi concedida à jornalista Beth Seixas.

Segundo José Antônio Braga, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) pacificou, em 2009, o entendimento de que é possível cumular as indenizações por dano moral e estético. Ele esclareceu que o dano moral está relacionado ao abalo e ao sofrimento psicológico, enquanto o dano estético seria toda ofensa contra a integridade física da pessoa.

De acordo com Braga, além das lesões externas, como uma cicatriz, queimadura ou a perda de um membro, o dano estético ocorre também quando há uma lesão interna no corpo humano, como por exemplo, quando a vítima perde um rim ou um baço.

O magistrado disse, também,que o conjunto das leis brasileiras reconhece o conceito de saúde existente no preâmbulo da constituição da Organização Mundial de Saúde (OMS). A saúde é reconhecida então como “o completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças”, falou.

Assim, conclui o desembargador, “o direito à saúde possui clara conotação de direito à integridade física, surgindo o dever de indenizar por dano estético toda vez que esse bem juridicamente tutelado for lesado.”

O programa Revista da Tarde vai ao ar pela rádio Inconfidência, de segunda a sexta-feira, às 15h e entrevista, todas as quintas-feiras, um representante do TJMG.

Assessoria de Comunicação Institucional

Ascom TJMG - Unidade Raja Gabaglia

(31) 3299-4622

ascom.raja@tjmg.jus.br

  • Publicações11204
  • Seguidores1713
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações108
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargador-aborda-danos-esteticos/3185740
Fale agora com um advogado online