jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Diabéticos irão receber o sensor FreeStyle Libre do SUS, no Distrito Federal.

O DF decidiu que o Libre melhora o tratamento!

Publicado por Rafael Leoni
há 3 anos
4
0
4
Salvar

A novidade bem vinda é que em 27/11/2020 o Governo do Distrito Federal fez o anúncio¹ de que inicialmente até 300 pacientes com diabetes tipo 1 serão beneficiados no Distrito Federal.

Foi reconhecido pelo DF que os: diabéticos do tipo 1 foram escolhidos por apresentarem um quadro mais complexo de tratamento. Normalmente, são pacientes que precisam aplicar insulina até quatro vezes por dia, além de monitorar por mais vezes as taxas de glicemia no sangue.

Continua explicando que: Com essa tecnologia podemos trazer muitos benefícios aos pacientes, sendo proativos no tratamento e não esperar que venham de mês a mês nas consultas com dados já defasados da glicose. Isso traz mais qualidade de vida para eles” e que “o acesso à tecnologia vai garantir aos pacientes do Distrito Federal o gerenciamento melhor dos índices de glicose e uma facilidade maior para monitorar a doença.

Os diabéticos sabem há longa data que o sensor FreeStyle Libre é extremamente importante para os pacientes com dificuldade em controlar a meta glicêmica, que convivem com o grave risco de variabilidade glicêmica, com picos de hipo e hiperglicemia, que devido ao descontrole glicêmico já sofreram complicações decorrentes mais crônicas (retinopatia, cegueira, neuropatia, insuficiência renal, amputação, incapacidade para o trabalho e etc) ou que estão no risco de avançar a doença.

O sensor FreeStyle Libre possui INÚMERAS VANTAGENS SOBRE OS GLICOSÍMETROS CONVENCIONAIS, cabendo destacar:

A) O paciente não necessita fazer os testes de furo e com dor de rotina, através de lancetas, as tiras e coleta de sangue são desnecessárias com o sensor FreeStyle Libre. O leitor captura as informações do sensor por meio de um rápido scan de 1 segundo. Inclusive sobre a roupa;

B) A cada scan o leitor mostra um gráfico com o passado, o presente e o futuro da sua glicose. O passado é apresentado por meio do histórico das últimas 8 horas. O presente é a sua glicose no momento do scan. O futuro é mostrado por meio de uma seta que indica a tendência da sua glicose. O paciente pode tomar banho, nadar ou praticar exercícios físicos. O sensor do FreeStyle Libre foi desenvolvido para ser resistente à água e durar até 14 dias;

C) Durante a madrugada, enquanto o paciente dorme e, portanto, não pode fazer a picada de ponta de dedo, o sensor faz medidas automáticas a cada 15 minutos. No dia seguinte, quando o leitor é escaneado sobre o sensor, todas as medidas da madrugada são recuperadas. Ter a informação sobre a curva de glicose no período da madrugada é essencial para o ajuste das doses de insulina e a prevenção de hipoglicemias noturnas (que colocam a paciente em riscos);

D) O FreeStyle Libre permite medidas da glicose a cada 1 (um) minuto, facilitando muito o manejo dessa complicada doença. Setas de tendência de glicose indicam a direção para qual a glicose está indo, facilitando decisões terapêuticas importantes para evitar os picos de glicose e os episódios de hipoglicemia e;

E) Um programa integrado de computador plota, em curvas, as médias de glicose em 14 dias, permitindo avaliar a variabilidade e a exposição à hiperglicemia, estabilidade e risco de hipoglicemia, que pode causar perda de consciência, com prejuízo a paciente e a terceiros.

Impende destacar que o Sensor Libre permite a interpretação dos dados e facilita ajustes e decisões clínicas com o objetivo de atingir as metas de controle glicêmico (glicose entre 70-140 mg/dl e hemoglobina glicada menor 7%), com menor risco de hipoglicemia.

É importante registrar que O CONTROLE DA GLICEMIA É O OBJETIVO PERSEGUIDO DIARIAMENTE PELO DIABÉTICO TIPO 1! NÃO HÁ NADA MAIS IMPORTANTE NA VIDA DE UM DIABÉTICO INSULINO DEPENDENTE. SEM O CONTROLE DA GLICEMIA NÃO HÁ VIDA! NÃO HÁ SAÚDE! HÁ SIM, UM RISCO CONSTANTE QUE SE AGRAVA E ACARRETA RISCOS IRREVERSÍVEIS E IRREPARÁVEIS!

Contudo, a iniciativa do DF é muito relevante ao ser sensível em reconhecer que o diabético precisa e de certo terá SIM um tratamento bem mais adequado e de sucesso ao fazer uso do sensor FreeStyle Libre. É um marco e um relevante precedente para que os demais entes públicos (Estados e Municípios) possam seguir, bem como nas ações judiciais que pedem o fornecimento do sensor Libre é mais um robusto fundamento para corroborar o direito dos diabéticos.

No mais, é de todo oportuno destacar que os custos do tratamento do diabetes elevam-se drasticamente quando há presença das complicações e diminuem, também drasticamente, quando prevenidas as complicações, que podem ser irreversíveis e se instalam progressivamente com a evolução do tempo e de acordo com a qualidade do controle do diabetes. Logo, conceder o Libre beneficia inclusive o custo do tratamento.

Por fim, quem não reside no Distrito Federal e tem a pretensão de utilizar o Libre, pode conseguir o tratamento pela via judicial. Abaixo² segue o link de um vídeo explicando os Direitos dos Diabéticos.

1. http://www.saúde.df.gov.br/saúde-lanca-tecnologia-pioneira-que-mede-glicose-de-diabeticos-por-sensor...

2. https://www.youtube.com/watch?v=_3bnBgLMems

  • Sobre o autoradvocacia estratégica para melhor atender ao seu interesse!
  • Publicações24
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6824
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/diabeticos-irao-receber-o-sensor-freestyle-libre-do-sus-no-distrito-federal/1133957610
Fale agora com um advogado online