jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Diretoria da OAB Nacional e conselheiros federais são empossados em Brasília

há 8 anos
0
0
0
Salvar

A nova diretoria da OAB Nacional foi empossada nesta segunda-feira, dia 1, durante sessão ordinária solene, em Brasília. Para comandar a Ordem nos próximos três anos, foi eleito o advogado Claudio Pacheco Prates Lamachia. A diretoria é formada também pelo vice Luís Cláudio Chaves; pelo secretário-geral Felipe Sarmento; pelo secretário-geral adjunto Ibaneis Rocha, e por Antonio Oneildo Ferreira, que vai atuar como tesoureiro. A votação foi realizada na noite do domingo, 30.

Após assumir oficialmente o cargo, o presidente Claudio Lamachia deu posse aos 81 conselheiros federais que representarão as 27 Seccionais da OAB no Plenário da entidade no triênio que se inicia. Em Pernambuco, assumiram os cargos Adriana Rocha de Holanda Coutinho, Pedro Henrique Braga Reynaldo Alves e Silvio Pessoa de Carvalho Junior. O presidente da OAB-PE, Ronnie Preuss Duarte, acompanhou toda a cerimônia. Também presentes o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Bruno Baptista e o diretor geral da Escola Superior de Advocacia Ruy Antunes (ESA-PE), Carlos Neves.

Confira abaixo os perfis dos novos diretores da entidade:

Claudio Pacheco Prates Lamachia (presidente):

É o primeiro advogado atuante no Rio Grande do Sul a presidir a entidade em seus 85 anos de existência. Foi duas vezes presidente da OAB-RS, entre 2007 e 2012; na reeleição, em 2009, ele teve 82% dos votos. Em 2012, em pesquisa nacional, foi o presidente melhor avaliado entre todas as 27 seccionais do País: 93% de aprovação da classe.

No Conselho Federal da OAB, desempenhou a função de vice-presidente no triênio 2013-2015, onde coordenou a Campanha Nacional de Valorização dos Honorários Advocatícios e outras iniciativas pela defesa das prerrogativas profissionais.

Luís Cláudio Chaves (vice-presidente):

Na seccional mineira foi assessor da Caixa de Assistência dos Advogados, presidente da OAB/Jovem, conselheiro suplente, conselheiro titular, presidente da Comissão de Exame de Ordem, diretor tesoureiro, vice-presidente e presidente de 2010/2012. Foi presidente da OAB-MG nas gestões 2010/2012 e 2013/2015.

No âmbito do Conselho Federal, na gestão 2013-2016, foi membro da Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB; presidente da Comissão Especial de Direito de Família e Sucessões; e membro da Comissão Especial sobre o Desastre Ambiental de Mariana (MG) e consequências.

Felipe Sarmento (secretário-geral):

Na gestão 2007/2010 do Conselho Federal, Felipe Sarmento foi membro da Comissão Nacional de Apoio aos Advogados em Início de Carreira e da Comissão Especial de Defesa do Quinto Constitucional e Aprimoramento do Judiciário. Na gestão 2010/2013 integrou a Comissão Especial de Precatórios e a Comissão Especial de Defesa do Quinto Constitucional e Aprimoramento do Judiciário.

Na gestão 2013/2016 atuou como Presidente do FIDA – Conselho Gestor do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados e presidiu a Comissão Especial de Gestão Participativa e Descentralização Administrativa.

Ibaneis Rocha (secretário-geral adjunto):

Foi vice-presidente da OAB-DF no período de 2008/2009. Ocupou o cargo de Secretário-Geral da Comissão Nacional de Prerrogativas do Conselho Federal da OAB na gestão 2007/2010. Foi eleito Presidente da OAB-DF para o triênio 2013/2015. Na gestão 2013/2016, no Conselho Federal da OAB, foi membro da Comissão Especial de Defesa dos Honorários da Advocacia Pública; no âmbito da Seccional brasiliense, presidiu a Comissão de Direitos Humanos e também a Comissão de Prerrogativas Profissionais.

Antônio Oneildo Ferreira (diretor-tesouireiro):

Foi eleito presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Roraima por quatro mandatos consecutivos (2001/2003, 2004/2006, 2007/2009 e 2010/2012). Foi presidente da comissão que analisou e emitiu parecer sobre projeto de lei complementar que criou, organizou e estruturou a Defensoria Pública do Estado de Roraima, além de ter atuado como membro de importantes comissões da OAB/RR, como de Defesa dos Direitos e Prerrogativas Profissionais e dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Foi diretor tesoureiro do CFOAB e do FIDA Conselho Gestor do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados na gestão 2013/2016.

  • Publicações2322
  • Seguidores108
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações34
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/diretoria-da-oab-nacional-e-conselheiros-federais-sao-empossados-em-brasilia/302374861
Fale agora com um advogado online