jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Disponível novo aplicativo para pagamento no regime Simples

0
0
0
Salvar

A Receita Federal do Brasil já disponibilizou o novo Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional Declaratório (PGDAS-D), que veio substituir o anterior PGDAS. O PGDAS-D é o aplicativo disponível no Portal do Simples Nacional na internet que serve para o contribuinte efetuar o cálculo dos tributos devidos mensalmente e imprimir o documento de arrecadação (DAS).

Em virtude desta mudança, os contribuintes do Simples não recolheram seus tributos relativos ao mês de janeiro, e terão até 12 de março para fazer os recolhimentos das operações realizadas naquele mês. A partir do período de apuração fevereiro/2012, o preenchimento do PGDAS-D e o pagamento dos tributos, relativamente aos fatos geradores ocorridos no mês anterior, têm como prazo limite o dia 20 do mês subseqüente àquele em que houver sido auferida a receita bruta.

De acordo coma Resolução do Comitê do Simples Nacional, o PGDAS-D está disponível para os períodos de apuração a partir de janeiro/2012. Para a apuração e o pagamento até o mês de dezembro de 2011, os contribuintes devem utilizar o anterior o PGDAS.

A diferença entre os dois é que o PGDAS-D tem caráter declaratório, constituindo confissão de dívida e instrumento hábil e suficiente para a exigência dos tributos e contribuições que não tenham sido recolhidos resultantes das informações nele prestadas.

O preenchimento das informações no PGDAS-D é similar ao PGDAS. Entre as novidades do novo programa, estão a possibilidade de segregação da receita de exportação de mercadorias e a informação de lançamento de ofício feito pelo Fisco.

A Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte que deixar de prestar mensalmente à Receita Federal as informações no PGDAS-D, no prazo previsto na legislação, está sujeita a multa de 2% (dois por cento) ao mês-calendário sobre o montante dos impostos e contribuições informadas.

O aplicativo PGDAS-D está disponível no Portal do Simples Nacional, na internet, no menu Contribuintes Simples Nacional, e pode ser acessado de duas formas: código de acesso e certificação digital. O programa está disponível de forma on-line, não havendo possibilidade de fazer o download do programa para o computador do usuário.

  • Publicações399
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações31
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/disponivel-novo-aplicativo-para-pagamento-no-regime-simples/3046566
Fale agora com um advogado online