jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Dissolução de União Estável

Como dissolver minha união estável?

Publicado por Ana Paula Soares
há 6 anos
2
0
0
Salvar

A União Estável para ser caracterizada não necessita de uma formalidade como o casamento, desde que presentes os requisitos: objetivo de constituir família, convivência pública, estabilidade e convivência contínua.

Porém a dúvida surge quando as partes decidem não se manterem mais em União Estável, ela poderá ser desfeita por duas maneiras: Extrajudicialmente e Judicialmente.

Extrajudicialmente ela será feita no Cartório de Notas, desde que as partes não possuam filhos menores ou maiores incapazes, e que concordem com todos os termos da separação (partilha de bens e eventual pensão alimentícia, se for o caso), as partes devem obrigatoriamente estarem assistidas por um advogado.

Judicialmente a dissolução será declarada pelo Poder Judiciário por meio de ação judicial, onde serão discutidos eventuais divergências e será protegido e amparado o menor ou maior incapaz. Caso a separação seja consensual (sem divergência de vontades) o casal poderá constituir apenas um advogado para representá-los nos casos de separação litigiosa (em que o casal não esteja de acordo) ambos deverão contratar advogados distintos.

Ficou com dúvidas? Entre em contato!

  • Publicações6
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações231
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dissolucao-de-uniao-estavel/579338665
Fale agora com um advogado online