jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Distribuidoras de combustíveis assinam acordo para melhorar áreas usadas por caminhoneiros no PR

Empresas se comprometeram com melhorias mesmo não sendo empregadoras diretas dos trabalhadores beneficiados

há 5 anos
0
0
0
Salvar

Acordo firmado entre o Grupo de Fiscalização do Trabalho em Transportes (Getrac) da Secretaria de Trabalho e três distribuidoras de combustíveis do município de Araucária (PR) vai possibilitar melhorias na área usada por motoristas que passam diariamente pelos locais para carregamento e descarregamento dos caminhões.

Segundo o coordenador do Getrac, o auditor-fiscal do Trabalho Jansen de Lima e Silva, a ação no local detectou a insuficiência de vagas de estacionamento e a deficiência na sinalização de segurança viária. Estes dois fatores aumentam a possibilidade de acidentes, já que existe grande circulação de pessoas e veículos carregados com carga de potencial explosivo.

Outros problemas encontrados pela ação de fiscalização no entorno da Refinaria Presidente Vargas foram a insuficiência de instalações sanitárias para o número de usuários e a falta de conforto para espera durante o processo de carregamento.

Compromisso

As empresas Raizen, BR Distribuidora e Ipiranga concordaram em realizar obras para adequar o pátio e a infraestrutura usados pelos caminhoneiros para carregar os caminhões e também descansar enquanto aguardam os carregamentos. Cerca de 600 motoristas passam diariamente pelo local.

“Trata-se de uma situação bastante singular e relevante. Estamos diante de um compromisso firmado por empresas que não são as empregadoras diretas dos trabalhadores beneficiados, mas diante da ação de fiscalização e da determinação legal, não se furtaram a assumir a responsabilidade na construção de um ambiente de trabalho mais seguro e digno para os motoristas que circulam em suas dependências”, explicou o coordenador do Getrac Jansen de Lima e Silva.

As inspeções físicas no local ocorreram nos dias 2,3 e 4 de abril e o termo de compromisso foi assinado em 12 de julho. Os prazos para a realização de cada melhoria proposta variam entre 120 e 360 dias.

  • Publicações6178
  • Seguidores632602
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações42
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/distribuidoras-de-combustiveis-assinam-acordo-para-melhorar-areas-usadas-por-caminhoneiros-no-pr/734041578
Fale agora com um advogado online