jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024

DPU acompanha implantação de plano de saneamento básico em Maceió (AL)

há 6 anos
0
0
0
Salvar

Brasília – A Defensoria Pública da União (DPU) em Maceió (AL) tem atuado junto à comunidade local para viabilizar a implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O objetivo é garantir a promoção da saúde e da qualidade de vida no município, em especial para as crianças que vivem em comunidades carentes, visando melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na cidade.

Em agosto de 2017, a DPU e representantes diversas instituições da sociedade civil protocolaram na Secretaria Municipal de Economia um documento intitulado “Manifestação da Sociedade Civil. Sugestões. Plano Plurianual Municipal (PPAM) 2018 a 2021 – Maceió/AL”. Subscreveram o Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas; o Conselho Regional de Economia de Alagoas, a Grande Loja Maçônica do Estado de Alagoas; o Grande Oriente do Estado de Alagoas; a Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas e presidentes de quinze associações comunitárias de Maceió.

No mês seguinte, foram realizadas duas reuniões, uma para debater com a sociedade civil a implantação do PMSB e outra para tratar com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (SEDET) sobre a conclusão do plano pela empresa contratada – MJ Engenharia – e sua aprovação na Câmara de Vereadores, o que consolidaria a Lei de Saneamento Basico do Municipio. Em novembro, nova reunião discutiu o tema com técnicos dos órgãos públicos municipais e estaduais envolvidos no processo e representantes de comunidades de Maceió.

Atualmente, o Cronograma das Ações Emergenciais exigidas pelo Ministério Público de Alagoas (MP-AL) encontra-se defasado, devendo ser corrigido pela empresa em tempo hábil, a fim de não atrasar ainda mais a aprovação do projeto na Câmara de Vereadores do município. A expectativa é que a Lei ajude, no futuro, a desenvolver a região e até mesmo a diminuir os índices de criminalidade, elevados pelo abandono da área.

O defensor público federal João Paulo Cachate Medeiros de Barros, chefe da unidade da DPU em Maceió, e a sociedade civil organizada continuarão acompanhando o caso e cobrando dos gestores públicos responsáveis pelo PMSB de Maceió agilidade nas providências necessárias para resolver os graves problemas ambientais e de saúde pública da região.

Leia a íntegra da manifestação









DPU em Maceió/KNM
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União

  • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
  • Publicações7651
  • Seguidores4489
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações168
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-acompanha-implantacao-de-plano-de-saneamento-basico-em-maceio-al/535106629
Fale agora com um advogado online