jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

DPU atende pessoas atingidas por desastre em Mariana

há 8 anos
0
0
0
Salvar

Brasília – A população de Mariana (MG), cidade atingida pelo rompimento de barragens da empresa Samarco, recebe desde terça-feira (24) atendimento da Defensoria Pública da União (DPU), que fica no local até pelo menos 19 de dezembro.

Em 5 de novembro, com o rompimento das barragens Fundão e Santarém, da mineradora Samarco, centenas de pessoas ficaram desabrigadas e precisam de assistência jurídica.

A principal demanda é ajudar as pessoas a sacar o dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). “Em circunstâncias de desastre a pessoa pode sacar o saldo que tem nesse fundo”, explica o defensor Bruno Arruda, secretário-geral de Articulação Institucional da DPU, que está em Mariana. Ele relata que a DPU presta orientação e, se preciso, entra com uma ação na Justiça.

O atendimento está sendo feito em um centro de informática na cidade. O representante da DPU faz parte de uma força-tarefa com servidores de outras instâncias públicas, como da prefeitura de Mariana. Além das pessoas atingidas pelo desastre, a população do município também é atendida.

Assim como em relação ao saque do FGTS, a atuação da DPU se volta ainda ao acesso a benefícios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e em casos relacionadas a atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Se houve perda de documentos, Bruno Arruda diz que é possível contornar a situação. “Caso a pessoa não tenha todos os documentos, é possível fazer algo com aquilo que não foi perdido”, disse o defensor.

ALR/MGM
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União

  • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
  • Publicações7651
  • Seguidores4482
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações278
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-atende-pessoas-atingidas-por-desastre-em-mariana/261407598
Fale agora com um advogado online