jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024

DPU - Multa ambiental é cancelada pela Justiça no Rio Grande do Sul

Publicado por Nota Dez
há 12 anos
0
0
0
Salvar

A Justiça anulou multa de R$ 30 mil aplicada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a C.B.O. por crime ambiental relativo à posse irregular de seis cardeais. A anulação se deu após ação ordinária ingressada pela Defensoria Pública da União em Bagé, no Rio Grande do Sul.

A defensora federal responsável pelo caso, Patrícia Ubal Przybylski Blumenkrantz, usou como argumento em favor do assistido o artigo da Lei 9.605/98, que dispõe sobre aplicação da pena em caso de crime ambiental. Segundo a lei, a autoridade deve observar três fatores para impor a gradação da pena: a gravidade do fato, tendo em vista os motivos da infração e suas consequências para a saúde pública e para o meio ambiente; os antecedentes do infrator quanto ao cumprimento da legislação de interesse ambiental; e a situação econômica do infrator, no caso de multa.

O juiz da Vara Federal da Subseção Judiciária de Bagé acolheu os argumentos da Defensoria e anulou a multa por considerá-la lesiva aos princípios constitucionais da proporcionalidade e da razoabilidade.

Fonte: Defensoria Pública da União

  • Publicações25714
  • Seguidores64
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações129
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-multa-ambiental-e-cancelada-pela-justica-no-rio-grande-do-sul/100139113
Fale agora com um advogado online