jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Duas mil lâmpadas do TJAM terão descarte ecológico na próxima quarta-feira (07)

A ação é coordenada pela Comissão de Gestão Ambiental do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

há 11 anos
0
0
0
Salvar

O descarte ecológico das lâmpadas está sendo coordenado pela Comissão de Gestão Ambiental do TJAM. As 2 mil lâmpadas estão armazenadas no Fórum Ministro Henoch Reis, de onde serão retiradas pela equipe da empresa Eternal para passar pelo processo de descarte. Após o procedimento, o Tribunal de Justiça do Amazonas irá receber uma certificação do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do TJAM, Adalberto Carim Antonio, esta é uma iniciativa pioneira que atende aos objetivos da gestão do desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa com o “Tribunal Verde”. “Uma iniciativa pioneira do Poder Judiciário amazonense que nos coloca como exemplo, pois todo o material irá passar por um processo de separação e depois será reaproveitado”, destacou o juiz.

As lâmpadas, inicialmente, passarão pela etapa de separação do vidro e do alumínio para depois serem recicladas. Na segunda etapa, o pó fosfórico e o vapor de mercúrio serão filtrados. O juiz auxiliar explica a importância do descarte adequado para evitar a contaminação dos rios e do solo com o mercúrio. “Com esta inciativa teremos a certeza de que esse lixo tóxico não estará sendo descartado em locais inadequados. O mercúrio é o causador de poluição nos rios e do surgimento de várias doenças”, diz o magistrado.

Dentre os problemas causado pela contaminação com o mercúrio estão a bronquite aguda, cefaleia, catarata, tremor, fraqueza, insuficiência renal crônica, edema pulmonar agudo, pneumonia, diminuição da libido e da capacidade intelectual, parestesia e alucinações.

Deborah Azevedo

TJAM

Edição: Acyane do Valle

Fotos: Mário Oliveira

  • Publicações2975
  • Seguidores143
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações22
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/duas-mil-lampadas-do-tjam-terao-descarte-ecologico-na-proxima-quarta-feira-07/100636279
Fale agora com um advogado online