jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

É cabível reclamação constitucional para assegurar o respeito a entendimento jurisprudencial? - Denise Cristina Mantovani Cera

há 14 anos
0
0
0
Salvar

Não. De acordo com o Professor Fredie Didier Jr. e Leonardo José Carneiro da Cunha a reclamação constitucional é uma ação de competência originária de tribunal, prevista na Constituição Federal e nas Constituições Estaduais, que tem o objetivo de preservar a competência e garantir a autoridade das decisões destes tribunais.

Como visto, uma das hipóteses de reclamação constitucional é a reclamação para garantir a autoridade da decisão do tribunal.

Cabe reclamação contra ato que importe desrespeito/desobediência a uma decisão do tribunal. A reclamação é cabível quando haja ofenda à decisão específica do tribunal. Não se admite sua propositura para assegurar o respeito a entendimento jurisprudencial, ou seja, não cabe a reclamação em razão de mera contrariedade à orientação jurisprudencial do tribunal.

Referência :

DIDIER JR., Fredie e CUNHA, Leonardo José Carneiro da. Curso de Direito Processual Civil. 7ª ed. Salvador/BA: Editora Juspodivm, 2009, v. 3, p. 459 e 471.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15363
  • Seguidores876049
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações420
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-cabivel-reclamacao-constitucional-para-assegurar-o-respeito-a-entendimento-jurisprudencial-denise-cristina-mantovani-cera/2246799
Fale agora com um advogado online