jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

É possível a conversão de penas privativas de liberdade em restritivas de direito em crimes hediondos? - Joaquim Leitão Júnior

há 15 anos
1
0
0
Salvar

O tema envolve muita polêmica. Assim, há duas correntes sobre o assunto, uma entendendo possível a conversão de penas privativas de liberdade em restritiva de direitos em crime hediondos, e a outra pela impossibilidade.

Os defensores da 1ª corrente sustentam que a conversão está implicitamente vedada pela incompatibilidade com a natureza hedionda do delito. Cabe assinalar, que esta corrente também se apoiava na redação da antiga Lei nº 8.072/1990 que previa o regime integralmente fechado nos crimes hediondos.

Por sua vez, a 2ª corrente defende a tese de que a inserção da Lei nº 11.464/2007 teria abolido o regime integralmente fechado e, portanto, uma vez preenchidos os requisitos, e sendo suficientes para atingir os fins da pena, poderia haver conversão de penas privativas de liberdade em restritivas de direito em crimes hediondos. Neste sentido, Rogério Sanches e Luiz Flavio Gomes.

Em sintonia com a 2ª corrente, a 6ª Turma do STJ acolheu a inconstitucionalidade arguida via incidental em sede de Habeas Corpus acerca do art. 44 da Lei de Drogas que proibia expressamente a conversão de penas privativas de liberdade em restritivas de direito em delitos de tóxicos (equiparados a crimes hediondos). O entendimento foi exposto por ocasião do julgamento do HC 120.353-SP .

Contudo, é muito imaturo afirmar que esse é o entendimento a ser adotado pelos Tribunais, pois, a discussão deve ser melhor debatida sobre outros enfoques e ângulos de envergadura.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876146
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3204
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-possivel-a-conversao-de-penas-privativas-de-liberdade-em-restritivas-de-direito-em-crimes-hediondos-joaquim-leitao-junior/1873143
Fale agora com um advogado online