jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

É possível a participação de menor no Juizado Especial Cível? - Laís Mamede Dias Lima

há 14 anos
5
3
6
Salvar

Embora possa parecer estranho, até porque o objetivo dos Juizados Especiais é a celeridade para a resolução de conflitos de baixa complexidade, sendo a agilidade no julgamento a melhor opção em benefício do interesse do menor, mas a resposta é negativa, tendo em vista a taxatividade do art. 8º, caput , L. 9099/95:

Art. 8º Não poderão ser partes, no processo instituído por esta Lei, o incapaz, o preso, as pessoas jurídicas de direito público, as empresas públicas da União, a massa falida e o insolvente civil.

Ademais, no Juizado Especial Cível não se tem a presença de um membro do Ministério Público, cuja função é fiscalizar a lei, nesse caso, em defesa do melhor interesse do menor.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876147
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações40988
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-possivel-a-participacao-de-menor-no-juizado-especial-civel-lais-mamede-dias-lima/2016010
Fale agora com um advogado online