jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

É possível medida socioeducativa até 21 anos em caso ocorrido na menoridade?

A resposta será dada pela 3ª Seção do STJ em recurso repetitivo

Publicado por Jota Info
há 6 anos
1
0
0
Salvar


É possível o cumprimento da medida socioeducativa até os 21 anos de idade, aplicada a adolescente em razão de fato praticado durante a menoridade? A resposta será dada pela 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em recurso repetitivo, ou seja, o entendimento servirá de orientação para os demais casos sobre a matéria.

Para analisar o tema, o tribunal vai se basear em dois recursos – REsp 1.705.149 e REsp 1.717.022 – já julgados pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê a aplicação das medidas socioeducativas de internação e de semiliberdade, para além dos dezoito, até os vinte e um anos, mas não fala sobre medidas socioeducativas de liberdade assistida.

Para ser tutelado pelo ECA, deve ser considerada a idade do adolescente à data do fato. Como prevê o artigo 104, parágrafo único, da Lei 8.069/1990, são penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, que estão sujeitos às medidas previstas na norma.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores933
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações353
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-possivel-medida-socioeducativa-ate-21-anos-em-caso-ocorrido-na-menoridade/563268921
Fale agora com um advogado online