jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

É possível prorrogação da prisão do devedor de alimentos?

há 6 anos
3
0
0
Salvar

No ordenamento jurídico brasileiro a prisão por dívidas só é possível para devedores de pensão alimentícia, e é um dos meios mais eficazes de coerção para efetivação do pagamento.

No post “Pensão alimentícia: “pago quando posso” – pode isso?” o tema “pensão alimentícia” é tratado com mais detalhes (leia aqui).

O Código de Processo Civil no art. 528, § 1º, estabelece que se o devedor não fizer o pagamento no prazo do caput (3 dias) a prisão será decretada pelo prazo mínimo de 1 (um) mês, respeitado o limite máximo de 3 (três) meses.

O parágrafo 4º do referido artigo ainda estipula que a prisão será cumprida em regime fechado.

O STJ já tinha decido que o devedor de alimentos não pode ser preso novamente por não pagamento da mesma dívida (leia aqui).

Contudo, por meio do recurso especial n. 1.698.719/SP a ministra Nancy Andrighi decidiu que é possível prorrogar ou modificar a decisão que decreta a prisão do devedor de alimentos.

Em seu voto a ministra destacou “Não há óbice legal para que a prisão civil, técnica de coerção típica disponível para assegurar o cumprimento tempestivo das obrigações de conteúdo alimentar, seja modulada ou ajustada, quanto à forma ou ao prazo, para atender às suas finalidades essenciais”.

A ministra ainda salientou que se ficar evidente a desídia do devedor de alimentos, bem como ficar demonstrado que o mesmo é reincidente e tem agido de maneira teimosa “nada impede que, decretada inicialmente no prazo mínimo legal, seja posteriormente objeto de prorrogação, observando-se o prazo máximo fixado em lei”, tendo em vista a efetividade da medida coercitiva.

Fonte: Patussi Emerich

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações57
  • Seguidores245
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2921
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-possivel-prorrogacao-da-prisao-do-devedor-de-alimentos/525944650
Fale agora com um advogado online