jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Eduardo Braide quer participação da sociedade na Reforma Política

0
0
0
Salvar

O deputado Eduardo Braide (PMN), líder do Bloco de União Democrática (BUD), sugeriu nesta terça-feira (22) que a Assembleia Legislativa envolva a sociedade no debate sobre a Reforma Política, em discussão no Congresso Nacional.

Ele também parabenizou o deputado Rogério Cafeteira (PMN) por ter proposto a criação de uma comissão de deputados maranhenses para acompanhar a discussão em Brasília. Integram a comissão além de Braide e Cafeteira, os deputados Carlos Filho (PV), Edilázio Júnior (PV), Manoel Ribeiro (PTB) e Rubens Pereira Júnior (PCdoB).

Braide afirmou que o fato de a competência de legislar sobre matéria eleitoral ser privativa do Congresso o deixa preocupado, uma vez que o processo eleitoral envolve políticos estaduais, municipais e toda a sociedade. “A gente percebe nessa discussão toda (políticos estaduais e municipais) acabam ficando um pouco distantes”.

Para o deputado, a Reforma Política tem propostas polêmicas que atingem a todos, portanto era necessária a participação de todos nas discussões. Citou como exemplos de controvérsias o fim da reeleição, o voto facultativo, o voto proporcional, o financiamento público de campanha e o fim das coligações.

Ele disse também que uma pesquisa feita por telefone pelo Senado Federal constatou que mais de 50% dos entrevistados não sabiam que um senador tem um suplente, quando está em discussão exatamente o fim das suplências para senadores.

Eduardo Braide também sugeriu que a Escola do Legislativo da Casa fizesse um intercâmbio com as câmaras municipais para que os políticos municipais pudessem participar das discussões.

--

  • Publicações22608
  • Seguidores35
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações16
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eduardo-braide-quer-participacao-da-sociedade-na-reforma-politica/2614933
Fale agora com um advogado online