jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024

Educação aprova proibição de cobrança de 2ª chamada de prova em caso de doença

Publicado por Câmara dos Deputados
há 8 anos
0
0
0
Salvar

A Comissão de Educação aprovou na quarta-feira (15) proposta que proíbe instituições públicas e privadas de ensino, em todos os níveis – básico, fundamental e superior – de cobrarem taxas ou contribuições de alunos faltantes para reaplicar provas perdidas.

A medida está prevista no Projeto de Lei 1976/15, do deputado, Jony Marcos (PRB-SE), e foi aprovada na forma de um substitutivo do relator, deputado Ságuas Moraes (PT-MT). Pelo texto, o aluno estaria isento da cobrança se a falta se desse por motivo de saúde devidamente amparado por atestado médico ou odontológico ou por motivo de força maior, também devidamente comprovado. Apesar de concordar com a medida, por considerar “descabida a obrigatoriedade de um pagamento adicional para a realização de prova substitutiva”, no caso de faltas justificadas, Moraes decidiu propor um novo texto para incluir a mudança na Lei 9.870/99, que disciplina a cobrança de anuidades ou semestralidades escolares. Tramitação
O projeto, que também já foi aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor, tramita em caráter conclusivo e será ainda analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:PL-1976/2015 Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
  • Publicações97724
  • Seguidores268394
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4793
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/educacao-aprova-proibicao-de-cobranca-de-2a-chamada-de-prova-em-caso-de-doenca/357076470
Fale agora com um advogado online