jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Em que implica afirmar que a constituição é a soma dos fatores reais de poder? - Áurea Maria Ferraz de Sousa

há 13 anos
0
0
0
Salvar

O tema está inserto no estudo das concepções acerca do fundamento de Constituição e a expressão fatores reais de poder foi utilizada para caracterizar a concepção sociológica.

De acordo com Ferdinand Lassalle (precursor da social-democracia alemã 1.862), os fundamentos sociológicos das constituições são os fatores reais de poder e estes fatores é que formam a constituição real de um país. Daí a existência de outra expressão que marca a concepção sociológica: a constituição escrita é somente uma folha de papel sem a constituição real (fatores reais de poder).

Resumidamente, para a concepção sociológica de constituição, a constituição escrita só tem força se evidenciar os fatores reais de poder (que são encontrados na sociedade).

Referência:

NOVELINO, Marcelo. Direito constitucional. 4 ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2010. p. 104.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876141
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações8630
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-que-implica-afirmar-que-a-constituicao-e-a-soma-dos-fatores-reais-de-poder-aurea-maria-ferraz-de-sousa/2548691
Fale agora com um advogado online