jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Embratur critica atendimento de empresas aéreas

Publicado por Câmara dos Deputados
há 11 anos
0
0
0
Salvar

O presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Flávio Dino, fez duras críticas às companhias aéreas brasileiras durante evento promovido pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, nesta quarta-feira (25), em homenagem ao Dia Mundial do Turismo, que é celebrado no dia 27 de setembro.

No evento, foram apresentados dados sobre a evolução do setor no Brasil, que comprovam a crescente importância do turismo para a economia nacional.

Dino, no entanto, reclamou que as empresas aéreas estão reduzindo a malha aérea brasileira. "O que as companhias aéreas estão fazendo no Brasil? Reduzindo a malha aérea, submetendo os passageiros a uma situação de desconforto e humilhação, com tarifas abusivas, um sistema de monopolização do mercado e ninguém pode reclamar. Claro que nós devemos [reclamar], exatamente porque o nosso ofício depende dos turistas."

Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o governo brasileiro está investindo na ampliação de aeroportos, na construção de hotéis e na restruturação de ruas e cidades para garantir a sustentação do turismo no Brasil.

Vieira afirmou que o Brasil avançará economicamente nos próximos anos por conta das metas a serem alcançadas. "No Brasil o faturamento das empresas do setor de turismo cresceu 4,8% no segundo trimestre deste ano. O dobro do PIB do setor de serviço do mesmo período. Esse desempenho nos enche de otimismo e dá alento a nossa ambição delineada no Plano Nacional de Turismo, considerada por muitos temerária.

O ministro acrescentou que acredita no cumprimento da meta de elevar o Brasil ao 3º Produto Interno Bruto (PIB) turístico do mundo ainda em 2022, ano em que se comemora o bicentenário da independência. Acreditamos firmemente que, com muito trabalho, vamos alcançá-la."

Sustentabilidade das cidades

O deputado Valadares Filho (PSB-SE), ressaltou que o Brasil tem crescido significativamente nessa área e apresenta um índice elevado de criação de empregos. Atualmente cerca de 3 milhões de brasileiros estão empregados diretamente nesse setor.

Apesar das grandes conquistas, Valadares Filho acredita que ainda há muito a ser feito nesse setor."Nós aqui nessa comissão teremos que ter também essa responsabilidade de pautar a sustentabilidade das cidades aqui no diaadia das propostas turísticas e do debate turístico que nós teremos aqui. Sem dúvida uma coisa está ligada a outra. Uma cidade mais limpa, uma cidade mais bonita, uma cidade mais sustentável é também um fator preponderante para atrair os seus turistas."

Centros de Convenção

O Governo Federal anunciou em junho que pretende usar R$ 660 milhões do PAC do Turismo para construir e reformar os centros de convenções que terão sinalizações adequadas para que o turista identifique o local. Além de incentivar o país a participar de grandes eventos internacionais, esse investimento beneficiará 44 cidades brasileiras que estarão prontas para receber turistas de todos os países.

Agência Câmara de Notícias

  • Publicações97724
  • Seguidores268404
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações33
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/embratur-critica-atendimento-de-empresas-aereas/100694822
Fale agora com um advogado online