jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Empresa de ônibus é obrigada a reservar assentos para cobradores

0
0
0
Salvar

O Ministério Público do Trabalho (MPT) obteve antecipação parcial de tutela em ação civil pública contra a Expresso Palmares Turismo Ltda., de Porto Alegre. A ação, movida pela procuradora do Trabalho Aline Zerwes Bottari Brasil, foi ajuizada para garantir aos cobradores de ônibus intermunicipais a reserva, em todas as viagens, de uma poltrona de uso dos passageiros, diante da inexistência de outros assentos adequados e seguros para o exercício de suas funções. A irregularidade foi denunciada pela 27ª Vara do Trabalho de Porto Alegre.

No curso da investigação, a própria empresa apresentou Análise Ergonômica das atividades desempenhadas pelos cobradores de ônibus intermunicipais, realizada por engenheiro de Segurança do Trabalho, na qual ficou comprovado o problema.

A decisão, dada pelo juiz do Trabalho Leandro Krebs Gonçalves, determina a reserva imediata, em todas as viagens intermunicipais, de uma poltrona de passageiros para uso exclusivo do cobrador do ônibus, sob pena de multa diária de R$ 5 mil por obrigação desatendida e por empregado em situação irregular. Os possíveis valores arrecadados serão revertidos ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD).

  • Publicações30288
  • Seguidores632696
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações57
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-de-onibus-e-obrigada-a-reservar-assentos-para-cobradores/134050943
Fale agora com um advogado online