jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Empresa terá que antecipar vale-transporte a funcionários

Empregados recebiam duas passagens por dia, independentemente do trajeto realizado até o trabalho

há 12 anos
0
0
0
Salvar

Porto Alegre – O Ministério Público do Trabalho (MPT) obteve na Justiça antecipação dos efeitos de tutela contra a Seguridade Serviços de Segurança. A decisão obrigada a empresa a cumprir a Lei 7.418/85 e o Decreto 95.247, concedendo antecipadamente o vale-transporte para todos os seus empregados.

A empresa mantinha política de não concessão de mais de duas passagens por dia, independentemente do trajeto a ser cumprido pelo trabalhador. Essa era, inclusive, uma condição imposta ao trabalhador para sua contratação.

O empregado que deixar de comparecer ao trabalho em razão da falta de concessão antecipada do benefício não poderá ser punido, conforme a decisão, e o dias correspondentes à ausência deverão ser pagos normalmente pela empresa.

O procurador do Trabalho Ivo Eugênio Marques, que acompanha o caso, informa, ainda, que a admissão ou manutenção do emprego não poderá ser condicionada à concordância ou renúncia do trabalhador a passagens necessárias para o deslocamento até o trabalho. A empresa também está proibida de privilegiar a contratação de trabalhadores que utilizem número menor de vales.

Em caso de descumprimento, multa de R$ 5 mil, reversível ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), será cobrada por trabalhador prejudicado e por item da decisão que for violado.

Informações:

MPT no Rio Grande do Sul

prt4.ascom@mpt.gov.br

(51) 3284-3066

  • Publicações7757
  • Seguidores632665
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1729
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-tera-que-antecipar-vale-transporte-a-funcionarios/100133941
Fale agora com um advogado online