jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário começa nesta segunda

Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário começa nesta segunda

há 11 anos
0
0
0
Salvar

Representantes das assessorias de imprensa/comunicação dos Tribunais de Justiça de todo o País estão em Brasília para discutir as linhas de ação de 2013.

Nesta segunda-feira, os trabalhos foram destinados apenas aos assessores de Comunicação do Judiciário, onde estão sendo discutidas e apresentadas as estratégias de divulgação das Metas do Poder Judiciário brasileiro, especialmente a que trata de improbidade administrativa.

Os tribunais estabeleceram a meta de julgar, até o fim de 2013, as ações de improbidade administrativa e as ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública distribuídas até 31 de dezembro de 2011.

Para o conselheiro do CNJ Wellington Saraiva, comunicação é fundamental, pois está intimamente ligada à liberdade de expressão. “A imprensa é essencial à democracia”, afirmou. Ele criticou as decisões que proíbem a publicação de matérias e as que determinam recolhimento de livros.

“Penso que elas não deveriam ser proferidas pela tutela da liberdade de expressão. A correção da cobertura eventualmente doente da imprensa deve ser coibida através das indenizações e não da proibição. É preciso que nós fortaleçamos a liberdade de imprensa através do trabalho das assessorais de comunicação dos tribunais. O acesso à informação teve reconhecidamente um avanço significativo em todo o país por conta da lei”, concluiu o conselheiro que é ouvidor do CNJ e autor da resolução de divulgação nominal dos salários dos magistrados.

Adesão às redes sociais

“Nem tudo que se encontra nas redes sociais é relevante para os destinos da nação, mas, é inegável seu papel na concretização da democratização das informações do judiciário. Muito do trabalho deste Poder jamais ganharia a consciência da sociedade, não fossem as ações do setor de comunicação dos tribunais”, afirmou o conselheiro.

Na terça-feira, o evento será aberto ao público em geral e será realizado o primeiro workshop de redes sociais do Poder Judiciário. A iniciativa tem como objetivo definir uma política integrada de comunicação para o Poder Judiciário, conforme recomendação aprovada no VI Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em Aracaju/SE, em novembro de 2012, e o atendimento à Resolução n. 85/2009 do CNJ.

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) está representado no evento pelo diretor da Divisão de Divulgação e Imprensa, jornalista Álvaro Corado, e pelo servidor responsável pela mídias sociais do TJAM, Alex Mendes Braga.

Carlos Eduardo Souza e Portal do CNJ

  • Publicações2975
  • Seguidores143
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações93
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/encontro-nacional-de-comunicacao-do-poder-judiciario-comeca-nesta-segunda/100360279
Fale agora com um advogado online