jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Enfermeiros do ES receberão créditos por precatórios

há 15 anos
0
0
0
Salvar

O Estado do Espírito Santo poderá fazer, através de precatórios, o pagamento de créditos trabalhistas devidos a enfermeiros substituídos processualmente por seu sindicato. Para a Seção Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2) do Tribunal Superior do Trabalho, se na reclamação trabalhista figura apenas um autor - o Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Espírito Santo - não há como separar o valor global da execução para determinar o processamento mediante requisição de pequeno valor. Neste último caso, os valores seriam pagos individualmente a cada trabalhador, sem a necessidade de precatórios.

A SDI-2 deferiu o pedido do mandado de segurança negado anteriormente pelo Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES). O Estado do Espírito Santo apelou com recurso ordinário ao TST contra decisão da 2ª Vara do Trabalho de Vitória, que ordenou a apreensão judicial de depósitos da Fazenda Pública estadual pelo não-cumprimento da requisição de pequeno valor no prazo estipulado pelo juízo de execução.

Para a negativa, o TRT/ES considerou o valor que cada trabalhador representado processualmente pelo sindicato receberia individualmente, que seria menor do que o teto fixado pela Lei Estadual nº 7.674/2003. De acordo com o relator do recurso no TST, ministro Alberto Bresciani, a execução deve ser processada com base no valor global, e não aquele devido a cada substituído.

O relator citou precedentes nesse sentido do Tribunal Pleno e do Órgão Especial do TST, que estabelecem a inviabilidade jurídica da individualização de créditos apurados em ações com substituição processual. Para o ministro Bresciani, não se trata de aplicar a Orientação Jurisprudencial nº 9 do Tribunal Pleno nem a Instrução Normativa nº 32/2007 do TST, em que são considerados os valores devidos individualmente a cada litigante nas ações plúrimas - situação em que várias pessoas ajuizam ação no mesmo processo -, pois não se tratava de ação plúrima, mas sim de susbtituição processual. ( ROMS 264/2008-000-17-00.6 )

(Lourdes Tavares)

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.

Permitida a reprodução mediante citação da fonte

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Superior do Trabalho

Tel. (61) 3043-4404

imprensa@tst.gov.br

  • Publicações14048
  • Seguidores634444
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações54
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/enfermeiros-do-es-receberao-creditos-por-precatorios/1765849
Fale agora com um advogado online