jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024

Entenda o que é a Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira

Essa taxa é uma referência para o custo do crédito no Brasil; a definição da taxa é feita pelo Banco Central e é usada como um instrumento para controlar a inflação no país.

Publicado por Ana Almeida
há 7 anos
4
0
2
Salvar

Selic é a taxa básica de juros do Brasil. Ela é uma referência para o custo do crédito no país e um dos principais instrumentos do Banco Central pra controlar a inflação.

Selic é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, onde os bancos registram operações de crédito fechadas entre eles de um dia para o outro. Esses empréstimos são lastreados em títulos públicos e o juro que um banco paga para o outro é a taxa Selic.

Os diretores do Banco Central se reúnem em um comitê oito vezes por ano para definir a Selic, o Comitê de Política Monetária (Copom). Nessa reunião, eles avaliam a situação econômica do Brasil e definem qual a melhor taxa.

Nesta quarta-feira (26), a expectativa do mercado é que os juros sejam reduzidos de 10,25% para 9,25% ao ano. Se isso acontecer, a Selic vai ficar abaixo de dois dígitos pela primeira vez desde o final de 2013.

A Selic é importante para ajudar o país a controlar sua inflação. Se a inflação está alta, o BC pode aumentar o juro. Isso faz com que o custo do crédito aumente no Brasil e esfrie o consumo. Se a taxa cai, o efeito é o contrário. O consumo é estimulado e a inflação pode ser pressionada.

"De maneira geral, as autoridades do BC observam o nível de atividade econômica e as expectativas dos agentes econômicos. Se a economia estiver muito aquecida e o nível de emprego estiver perto do pleno emprego (desemprego baixo), pode haver descontrole inflacionário. A partir desse momento torna-se necessária a subida da taxa de juros", explica o economista e mestre em Finanças pela Universidade Mackenzie, Fernando Pinho.

Juro do banco é maior que a Selic

A Selic é uma referência mínima para as taxas de juros cobradas pelos bancos. Ela é considerada o custo que o banco tem para pegar dinheiro e emprestar para o cliente.

Mas, em geral, o juro cobrado do consumidor é maior do que a Selic. Também entra na conta do juro final o custo da operação dos bancos (agências, funcionários, impostos etc), o risco de inadimplência e o seu lucro.

É por isso que o juro do cartão de crédito ou do cheque especial é bem maior do que a Selic.

Fonte: G1

  • Publicações9
  • Seguidores52
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações924
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/entenda-o-que-e-a-selic-a-taxa-basica-de-juros-da-economia-brasileira/481505223
Fale agora com um advogado online