jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Entidades querem Adin contra lei de Goiás

0
0
0
Salvar

Os presidentes da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), Lauro Nogueira, e da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), Átila Naves Amaral, protocolaram na Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) requerimento para que a entidade ajuíze uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra artigos da Lei Complementar de Goiás n.º 66, de 27 de janeiro de 2009, que instituiu a autarquia única de gestão previdenciária do estado, a Goiasprev.

A legislação determina que a Goiasprev administrará, como gestora única, o Regime Próprio de Previdência dos servidores públicos, entre eles os membros do Ministério Público e Poder Judiciário. Segundo a AGMP e a Asmego, ao pretender criar uma autarquia previdenciária, a Lei 66/09 fere a Constituição Federal no tocante à autonomia administrativa e financeira do MP e Judiciário e também à vitaliciedade dos promotores, procuradores e magistrados.

A Conamp vai encaminhar o requerimento ao advogado Aristides Junqueira, responsável pelas ações judiciais da entidade, para avaliação da possibilidade de ajuizamento de ADIN junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido foi entregue também à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

  • Publicações1441
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações27
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/entidades-querem-adin-contra-lei-de-goias/1570866
Fale agora com um advogado online