jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024

'Escândalo na Justiça' é tema de debate em evento no TJRJ

0
0
0
Salvar

A proporção alcançada por uma notícia relativa ao Poder Judiciário, veiculada na mídia sem a devida apuração e as consequências que ela pode provocar é um dos temas em debate na palestra “Escândalo na Justiça: O Mito, a Verdade, a Mídia e o Poder”, que será ministrada na próxima terça-feira, 14 de abril, às 9h30min, pelo cientista político e diretor-geral de Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), professor Joel Rufino. A palestra contará com a participação especial do presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho.

Promovida pelo Fórum Permanente de Direito à Informação e de Política de Comunicação Social do Poder Judiciário, em conjunto com a Escola da Magistratura (Emerj), o evento será aberto pelo presidente do Fórum, desembargador Fernando Foch, e terá como debatedores o ex-procurador-geral de justiça, desembargador José Muñoz Piñeiro Filho, e o jornalista Ancelmo Góis. A palestra acontece no auditório desembargador Joaquim Antonio de Vizeu Penalva Santos, na Rua Dom Manuel 25 – 2º andar, no Centro do Rio.

Para o presidente do fórum, a ampliação da comunicação por parte do Judiciário é fundamental para que a sociedade tenha mais condições de avaliar os fatos, sem se basear apenas na opinião pública.

“Muitas vezes um fato pretensamente escandaloso, veiculado na mídia, deveria ser apurado com rigor. Será verdadeiro? Se não procede, por que a notícia é divulgada com distorção e por que se torna verdade? Porque a opinião pública forma o juízo coletivo da verdade. Muitas vezes o fato é verdadeiro, mas ganha uma dimensão extrapolada por falta de uma comunicação mais efetiva”, argumentou o desembargador Fernando Foch.

Para participar do evento, os interessados deverão se inscrever exclusivamente pelo site da Emerj: www.emerj.tjrj.jus.br. Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ e poderão ser concedidas horas de atividades de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários participantes. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3133-3369/3133-3380

JM/AB

  • Publicações12259
  • Seguidores1240
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações158
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/escandalo-na-justica-e-tema-de-debate-em-evento-no-tjrj/180086481
Fale agora com um advogado online