jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Está com dúvida sobre os serviços do TJAM? Consulte o FAQ

Portal dispõe de um serviço com as perguntas mais frequentes do jurisdicionado e pode ser consultado para esclarecimento de dúvidas.

há 11 anos
0
0
0
Salvar

O portal do Tribunal de Justiça do Amazonas (www.tjam.jus.br) disponibiliza o serviço de esclarecimento de dúvidas acerca de determinados assuntos chamado FAQ, do inglês Frequently Asked Questions (Perguntas Mais Frequentes). Atualmente existem dois, localizados no menu vertical do portal: um da Biblioteca e outro do e-SAJ (Sistema de Automação Judicial eletrônico).

A Central de Ajuda do e-SAJ oferece 29 respostas sobre o cadastro de usuários e de advogados, o peticionamento eletrônico (petições iniciais e intermediárias), certificado digital e recuperação de senha, entre outras informações.

Já o FAQ da Biblioteca tem sete respostas a perguntas consideradas mais recorrentes sobre os serviços do setor e informa o público sobre horário de funcionamento, empréstimo, doação e local de estudo.

De acordo com a Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a implantação do serviço surgiu após identificar a necessidade de buscar mais uma ferramenta para auxiliar no atendimento dos usuários. "Este documento vem auxiliando bastante o atendimento, pois muitos dos usuários já conseguem uma solução somente com a leitura do FAQ", explica a servidora Paula Caroline Alves, do Setor de Desenvolvimento de Sistemas.

Não há um limite de perguntas; conforme os chamados feitos ao setor, a equipe filtra os mais recorrentes e adiciona-os ao serviço. A criação de novos FAQs também depende da necessidade e o setor trabalha na construção de outro serviço.

No portal Gestão de Pessoas, voltados ao público interno, a aba "Dúvidas mais frequentes" também traz informações de interesse do servidor.

Conheça algumas dúvidas mais frequentes:

Biblioteca

1. Qual é o horário de funcionamento da Biblioteca?

R. A Biblioteca do Fórum Ministro Henoch Reis funciona de segunda a sexta, das 8:00 às 14:00 h, exceto em feriados nacionais ou forenses.

2. Como posso entrar na página da Biblioteca na Internet?

R. O acesso à página da Biblioteca é feito através do site do Tribunal de Justiça do Amazonas (http://www.tjam.jus.br)

3. Usuário externo pode efetuar empréstimo na Biblioteca?

R. O empréstimo das obras do acervo da Biblioteca é restrito aos servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. Porém, o acesso para consulta local ao acervo é aberto ao público.

Central de Ajuda do e-SAJ

1. O que é necessário para peticionar eletronicamente no TJAM?

O acesso é feito pelo nosso Portal de Serviços - http://consultasaj.tjam.jus.br/esaj/portal.do?servico=740000, basta clicar no link de Peticionamento Eletrônico de 1º Grau ou Peticionamento Eletrônico de 2º Grau.

É necessário estar cadastrado e credenciado no Portal de Serviços. O cadastro é feito pelo link http://consultasaj.tjam.jus.br/sajcas/login?service=http%3A//consultasaj.tjam.jus.br/esaj/portal.do%3Fservico%3D740000#.

Ao concluir este cadastro, é necessário aguardar o credenciamento, que é executado diariamente pela Divisão de Tecnologia da Informação, geralmente às 09:00 e às 14:00 horas.

Após o credenciamento, é possível autenticar no Portal de Serviços usando a senha cadastrada ou o certificado digital.

2. Por que o meu certificado digital não é reconhecido na tela de autenticação?

Atualmente o nosso portal só funciona com o Java 6. É necessário desinstalar todas as versões de JAVA existentes e reinstalar JAVA 6, 32 bits: http://www.java.com/pt_BR/download/manual_v6.jsp.

Portal Gestão de Pessoas

- Qual o prazo para tomar posse no cargo?

(Lei nº 1.762/1986, artigo 41)

- 30 dias corridos a contar do dia útil seguinte ao da publicação do ato de provimento no Diário Oficial. Pode ser prorrogado por igual período.

- Qual o prazo para entrar em exercício?

(Lei nº 1.762/1986, artigos 45 e 46)

- 30 dias contados da data da posse ou 15 dias contados do desligamento do órgão de origem.

- Qual o período de estágio probatório?

(Lei nº 1.762/1986, artigo 47)

- Três anos de efetivo exercício.

- Quando se adquire estabilidade?

(Lei nº 1.762/1986, artigo 48)

- Após aprovação no estágio probatório.

- Como é feita a lotação dos servidores e serventuários?

- Após a admissão por concurso público, o servidor é encaminhado à Divisão de Recursos Humanos, que realiza a lotação do servidor, de acordo com sua formação e necessidade dos setores. No caso de relotação, a solicitação deve ter anuência do superior hierárquico atual e futuro.

Patricia Ruon Stachon

DIVISÃO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DO TJAM

Telefones

TJAM: (092) 2129-6771 / 6772

Telefones

Henoch Reis: (092) 3303-5209 / 5210

Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

  • Publicações2975
  • Seguidores143
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1842
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/esta-com-duvida-sobre-os-servicos-do-tjam-consulte-o-faq/100369906
Fale agora com um advogado online