jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

ESTADO FARÁ SELEÇÃO INTERNA PARA NOVOS CARGOS NA EDUCAÇÃO

0
0
0
Salvar

As vagas de coordenador pedagógico e orientador educacional criadas pela Lei 6.027/11, publicada no mês de agosto, serão preenchidas através de uma seleção interna entre professores que já atuam na rede estadual de ensino. A afirmação foi feita por representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) durante audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), realizada nesta quarta-feira (14/09). Segundo o subsecretário de Gestão de Pessoas da pasta, Luiz Carlos Becker, será publicada uma resolução estabelecendo os critérios para o preenchimento das novas funções. As vagas serão preenchidas a partir de um conjunto de pré-requisitos específicos para cada uma das funções, que são diferentes, afirmou.

Becker explicou que o coordenador pedagógico precisará ter formação plena em Pedagogia, e que o profissional será estimulado a fazer pós-graduação e cursos de aperfeiçoamento, enquanto os pré-requisitos específicos para a função de orientador educacional ainda não foram definidos. O coordenador trabalha junto com os professores montando a grade curricular, presidindo conselhos de classe, enquanto o orientador é o responsável pelo relacionamento da escola com a comunidade, relatou. Para o presidente da comissão, deputado Comte Bittencourt (PPS), a qualificação é fundamental para os cargos. Ainda ficamos com algumas preocupações, mas a audiência foi positiva. Acreditamos que a Secretaria está no caminho certo, pontuou o parlamentar.

Diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Daniela Patti coordena um curso de educação à distância desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação, voltado justamente para a formação de coordenadores pedagógicos. Ela colocou a universidade à disposição da Seeduc. Nós abrimos a primeira turma neste semestre. Tivemos 1.200 inscrições, para 367 vagas, o que mostra a demanda que temos na área. Estamos à disposição da Secretaria para projetos de formação continuada voltados para o preenchimento destas vagas, declarou. Para a professora, estes profissionais são de extrema importância para a melhoria do ensino. São profissionais que fazem o elo entre o corpo docente, a comunidade e o Executivo, atentos ao cotidiano e às necessidades da escola, completou.

Na audiência desta quarta-feira estavam presentes ainda o deputado Robson Leite (PT), a diretora da União dos Professores Públicos do Estado (Uppes), Maria Lucia Sardenberg, a coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), Maria Beatriz Lugão e representantes da direção dos cursos de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Texto de André Coelho

  • Publicações17683
  • Seguidores61
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações27
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estado-fara-selecao-interna-para-novos-cargos-na-educacao/2836273
Fale agora com um advogado online