jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Ex-chefe da repressão e vítima de torturas se encontram na Comissão da Verdade

Ex-agente que prestou depoimento disse havia tortura no DOI-Codi e que corpos eram exibidos como troféus. Coronel da reserva ressaltou que a presidente Dilma Rousseff atuou em organizações terroristas.

Publicado por G1 - Globo.com
há 11 anos
0
0
0
Salvar

A Comissão da Verdade ouviu nesta sexta-feira (10) o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra. Na década de 1970, durante a ditadura militar, ele chefiou o DOI-Codi, em São Paulo. Um órgão da repressão a opositores do regime. Foi uma sessão tensa.

O primeiro depoimento foi do ex-agente, Marival Chaves. Militar na época, ele trabalhava no DOI-Codi - de São Paulo, órgão da repressão, comandado pelo então major Carlos Alberto Brilhante Ustra, de 1970 a 1974.

Ele disse que não só havia tortura nas dependências do orgão, mas que corpos eram exibidos como troféus. Deu como exemplo o caso de dois militantes: Antônio Carlos Lana e Sônia Angel.

"Esse casal foi trazido para o DOI depois de morto e exposto à visitação pública, a visitação pública dos componentes do órgão. V...

Ver notícia na íntegra em G1 - Globo.com

  • Publicações68462
  • Seguidores114
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações26
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ex-chefe-da-repressao-e-vitima-de-torturas-se-encontram-na-comissao-da-verdade/100507303
Fale agora com um advogado online