jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024

EXISTE RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA TRABALHISTA NAS OBRAS CONTRATADAS POR MUNICÍPIO

1
0
0
Salvar

O reclamante trabalhou como carpinteiro na execução de serviços pela 1ª reclamada, que assinou contrato após vencer licitação aberta pelo Poder Público.

Ao julgar a reclamação trabalhista procedente em parte, a 1ª Instância atribuiu responsabilidade subsidiária ao Município, que por essa razão recorreu.

O juiz Jorge Luiz Costa, substituindo no Tribunal, citou doutrina de conhecido administrativista para distinguir que, “na verdade, o dono da obra, isento de responsabilidade trabalhista, é a pessoa ou empresa que constrói, reforma ou amplia, apenas de forma eventual, o que não vem a ser o caso dos municípios, que rotineiramente realizam tais obras e que sempre mantêm um departamento específico para executá-las”.

O relator concluiu que, “embora fazendo parte da rotina do município, as obras são delegadas, de qualquer forma, à execução de terceiros” e, assim, “ocorre a hipótese de pura terceirização”.

O entendimento teve acompanhamento unânime do colegiado. (Processo 108600-55-2008.5.15.0079; Acórdão 9402/10; 5ª Câmara)

  • Publicações8277
  • Seguidores631989
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações46
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/existe-responsabilidade-subsidiaria-trabalhista-nas-obras-contratadas-por-municipio/2109060
Fale agora com um advogado online