jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Exoneração de servidores é anulada judicialmente

Publicado por JurisWay
há 15 anos
0
0
0
Salvar

O Município de Rio do Fogo terá que reintegrar servidores, nos respectivos cargos e funções aos quais foram nomeados, os quais foram exonerados, sem a devida realização do processo legal, no que se refere ao direito ao contraditório e à ampla defesa.

A decisão da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que não deu provimento à Apelação Cível (nº , movida pelo Ente Público, considerou que o Município apenas comprovou a realização de uma sindicância para apurar suposta ilegalidade no concurso, sem contudo realizar um devido processo legal administrativo.

Os desembargadores destacaram, ainda, que o tema foi objeto de Súmula do Supremo Tribunal Federal, Súmula nº 20, que ressalta a ilegitimidade da exoneração de servidor público admitido por concurso, quando o ato não é antecedido de procedimento em que se possibilite a defesa do interessado.

A decisão no TJRN manteve a sentença inicial, dada pela 1ª Vara Cível da Comarca de Ceará Mirim, a qual determinou a nulidade do Decreto da prefeitura nº 003/2009. O relator do processo na Corte Estadual foi o desembargador Vivaldo Pinheiro.

  • Publicações73364
  • Seguidores792
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações52
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exoneracao-de-servidores-e-anulada-judicialmente/1900657
Fale agora com um advogado online