jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Expectativa na votação biométrica em Ferreira Gomes

há 14 anos
0
0
0
Salvar

No Amapá, o município de Ferreira Gomes será pioneiro na votação biométrica. Um sistema onde o eleitor será reconhecido na seção eleitoral pela digital e pela foto. Para esclarecer qualquer dúvida, os 3.599 eleitores da cidade participaram de duas votações simuladas, o objetivo foi testar o software da urna biométrica; treinar o eleitor (visto que nesta eleição serão escolhidos candidatos em seis cargos); além de orientar os mesários que pela primeira vez trabalharão com o sistema biométrico no Estado. Nós estamos com uma expectativa muito grande dessa votação biométrica em Ferreira Gomes, disse o diretor-geral do TRE-AP, José Façanha Dias.

MECANISMO DE SEGURANÇA

O sistema biométrico faz parte de um novo mecanismo de segurança do TSE. O objetivo é evitar qualquer tipo de fraude que possa acontecer, como um eleitor votar pelo outro. O cidadão agora será identificado pela digital e pela foto. A urna eletrônica só vai liberar o voto com a impressão digital e o reconhecimento da foto, comentou o diretor-geral. Caso haja dúvidas em relação ao eleitor ou sua digital não seja reconhecida pelo sistema biométrico, o mesário terá à disposição uma relação com os nomes e as fotos de todos os eleitores daquela seção e o voto será realizado pelo método convencional.

BIOMETRIA EM 60 CIDADES BRASILEIRAS

Nas eleições gerais de 2010, eleitores de 60 municípios de 23 estados brasileiros vão votar em urnas eletrônicas com leitores receptivos de impressões digitais, mais conhecidos como leitores biométricos. A nova tecnologia oferecerá a mais de um milhão de eleitores a oportunidade de participar de uma votação extremamente segura, tendo em vista que além da informatização, por meio da identificação biométrica um eleitor não poderá votar por outro. O sistema eletrônico de votação em urnas com leitor biométrico já foi usado com êxito nas eleições municipais de 2008 em três cidades pioneiras: Colorado do Oeste/RO, Fátima do Sul/MS e São João Batista/SC. Mas a expectativa é que até 2018 todos os municípios brasileiros já realizem eleições com a nova tecnologia.

  • Publicações1919
  • Seguidores284360
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações19
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/expectativa-na-votacao-biometrica-em-ferreira-gomes/2389894
Fale agora com um advogado online