jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Extradição de acusados de sequestro e homicídio da filha de ex-presidente do Paraguai é autorizada pelo STF

Decisão unânime da 1ª Turma seguiu entendimento da Procuradoria-Geral da República e atendeu pedido do governo do país vizinho

há 5 anos
0
0
0
Salvar

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, nesta terça-feira (13), a extradição de dois cidadãos paraguaios acusados do sequestro e homicídio de Cecília Mariana Cubas Gusinky, filha do ex-presidente do Paraguai Raúl Cubas Grau. A decisão seguiu entendimento da Procuradoria-Geral da República, e atendeu a pedido do governo do Paraguai em dois processos de extradição. Oscar Luis Benitez e Lorenzo Gonzalez Martinez foram presos preventivamente em outubro do ano passado.

O ministro Luiz Fux, relator do caso, destacou que os pedidos relativos aos delitos de sequestro e homicídio doloso atendem aos requisitos formais e legais necessários para o deferimento da extradição. Em relação ao crime de associação criminosa, o relator apontou que, de acordo com a lei paraguaia, a pretensão punitiva está prescrita. Fux informou que a decisão é autorizativa, cabendo ao presidente da República determinar a extradição. O voto foi seguido pelos demais ministros da Turma.

Os processos de extradição foram acompanhados pela Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) do Ministério Público Federal (MPF), que atuou para garantir a tramitação dos processos, intermediando o contato com o Ministério Público do Paraguai a fim de solicitar a documentação necessária. Em pareceres enviados ao STF, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, manifestou-se pelo deferimento dos pedidos de extradição. Segundo ela, os pedidos têm fundamento jurídico no Tratado de Extradição entre os Estados Parte do Mercosul, promulgado pelo Decreto 5.867/2006. Dodge destaca que os autos estão instruídos com textos legais referentes aos crimes e aos prazos prescricionais, devidamente traduzidos, possibilitando o exame da legalidade do pedido. Acrescenta, ainda, que está presente o requisito formal da dupla tipicidade, necessário ao deferimento da extradição.

A defesa alegou que Oscar e Lorenzo atuavam como dirigentes do Partido Pátria Livre, de oposição ao governo, que eram idealistas da reforma agrária e que sofrem perseguições por delitos que não praticaram. Rebatendo o argumento da defesa, a PGR aponta que o Tratado de Extradição entre os Estados Parte do Mercosul determina que não será considerado delito político, em nenhuma circunstância, atentar contra a vida ou causar a morte de um chefe de Estado ou de governo ou de outras autoridades nacionais ou locais ou de seus familiares. Além disso, Raquel Dodge destaca que atos terroristas, a exemplo da tomada de reféns ou sequestro de pessoas, também não são considerados delitos políticos. “A natureza dos delitos, bem como seu laço de parentesco com o ex-presidente afastam a alegação de que os crimes têm conotação política”, ressalta.

Entenda o caso – De acordo com o pedido de extradição, em setembro de 2004, Oscar Luis Benitez e Lorenzo Gonzalez Martinez, junto com quatro pessoas, a bordo de um automóvel, bloquearam a passagem de carro conduzido por Cecília Mariana Cubas Gusinky, sequestraram-na e, por diversos meses, ligaram para a família e amigos da vítima exigindo pagamento do resgate. Mesmo após a entrega da quantia exigida, em fevereiro de 2005, o corpo da vítima foi localizado em imóvel da cidade de Nemby, dentro de uma fossa.

Íntegra do parecer na Extradição 1.528

Íntegra do parecer na Extradição 1.529

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr

  • Publicações37267
  • Seguidores707
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações191
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/extradicao-de-acusados-de-sequestro-e-homicidio-da-filha-de-ex-presidente-do-paraguai-e-autorizada-pelo-stf/647678728
Fale agora com um advogado online