jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Falso intérprete de sinais em memorial de Mandela revolta surdos

Publicado por Tiago Albuquerque
há 10 anos
24
0
9
Salvar

A África do Sul descobriu nesta quarta-feira, 11, com um tanto de choque e indignação e outro de bom-humor, que o tradutor da cerimônia em homenagem a Nelson Mandela na terça-feira, no estádio FNB, em Soccer City, era um impostor. O homem estava encarregado de fazer a tradução dos discursos para a linguagem dos sinais, para surdos e mudos, e foi uma das pessoas que mais apareceu em uma solenidade que reuniu mais de 90 chefes de Estado e de governo, entre os quais os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e do Brasil, Dilma Rousseff.

A descoberta foi feita por surdos e mudos que acompanhavam a solenidade e foi denunciada ontem por associações como a Federação Mundial de Surdos. E eles não encararam o assunto com bom-humor. Para Wilma Newhoudt, surda-muda, deputada sul-africana e vice-presidente da federação, o caso foi "vergonhoso". Ela havia usado o Twitter durante a homenagem para pedir que retirassem o impostor. "Por favor, façam-no descer", escreveu. Em outro tweet, ela esbravejou: "Que vergonha esse homem que se chama intérprete no palco. O que ele está sinalizando? Ele sabe que surdos não podem vocalmente vaiá-lo".

Segundo Delphin Hlungwane, intérprete oficial da Federação de Surdos da África do Sul, o falsário não conhece a linguagem dos sinais que fingiu interpretar. "Ele gesticulava e apenas mexia as mãos para todos os lados, sem nenhuma gramática, sem utilizar nenhuma estrutura. Ele não conhecia nenhuma regra da língua" , analisou. "Ele não traduziu nada, porque nenhum de seus gestos fazia nenhum sentido."

Até aqui, a identidade do impostor não foi revelada pelas autoridades. Uma investigação foi aberta para investigá-lo.

Embora o governo da África do Sul tenha preparado um forte esquema de segurança em Johannesburgo, nenhuma revista foi realizada nos portões do estádio - o que na prática poderia ter permitido que alguém entrasse armado no meio da multidão.

Andrei Netto - ENVIADO ESPECIAL / PRETÓRIA.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,falso-interprete-de-sinais-em-memorial-de-mandela-revolta-surdos,1107202,0.htm


Confira o vídeo do impostor em ação:

Atualização: "Falso intérprete para surdos" da cerimônia de Mandela se defende.

  • Sobre o autorEditor de Produtos Digitais
  • Publicações57
  • Seguidores1009
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1333
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/falso-interprete-de-sinais-em-memorial-de-mandela-revolta-surdos/112216642
Fale agora com um advogado online