jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Falta de UTIs em Goiânia lentifica atendimento hospitalar público em Goiás

709 leitos na capital não são suficientes para atender a demanda e população dependente do SUS é prejudicada com a falta de leitos.

Publicado por Igor Alves
há 10 anos
4
0
4
Salvar

A falta de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Goiânia, está causando transtorno para usuários do Sistema Único de Saúde. Atualmente a capital possui 709 leitos de UTI sendo 388 reservadas ao paciente que aguarda pelo SUS. Goiás conta com 1,227 unidades, das quais, 711 são públicas e 516 particulares.

A morosidade se deve à grande demanda de pacientes do estado na capital, sendo que, quase 58% das Unidades de Terapia Intensiva se encontram em Goiânia. Em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana, existem apenas 106 leitos que, 72 deles são reservados ao SUS.

Na capital a lentidão no atendimento por falta de UTIs deverá prejudicar pacientes que recorrerem a Centros de Assistência Integral à Saúde (Cais), Centros Integrados de Assistência Médica Sanitária (Ciams) e a hospitais públicos.

Cais em Goiânia.

Segundo o secretário estadual de saúde, Antônio Faleiros, a falta de vagas nas UTIs no estado, tornou-se um grande problema de acordo que o aumento na demanda por unidades de terapia não foi suprida ao longo dos anos. A inércia na criação de novos centros de atendimento resultou na grande procura e pouca oferta, afirma.

O secretário ainda completou que o problema na setor hospitalar também ocorreu em função da oneração estadual na gestão dessas unidades e que o governo se comprometeu em resolver o problema até julho."O estado assumiu a responsabilidade de fazer com que o déficit que nós temos seja suprido até julho deste ano, somente após isso podemos pensar em oferecer um número ainda maior”

Em algumas regiões do estado, o difícil acesso aos hospitais que oferecem esse tipo de serviço, também complica o atendimento a quem possui casos de extrema urgência. Existem cidades do interior que, sequer, possuem hospitais com UTIs como é o caso do entorno que para obterem o serviço têm que se deslocar até Brasilia, trajeto que pode chegar a 60 km.

Existem previsões para o aumento no número de leitos no estado de Goiás, como a construção do Hospital de Urgências de Goiânia 2 (HUGO 2) que deverá oferecer mais 485 leitos sendo 80 de UTI. A entrega do hospital está prevista para o próximo mês.

  • Sobre o autorjornalista
  • Publicações4
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações695
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/falta-de-utis-em-goiania-lentifica-atendimento-hospitalar-publico-em-goias/119996098
Fale agora com um advogado online