jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Família diz que estudante inalava gás de buzina há três meses, diz polícia

Corpo foi enterrado nesta quinta-feira em um cemitério de Rio Preto (SP). Laudo com a causa da morte do estudante deve sair em 10 dias.

há 8 anos
11
0
14
Salvar

Foi enterrado no fim da tarde desta quinta-feira (4), em São José do Rio Preto (SP), o corpo do estudante de medicina encontrado morto em Fernandópolis (SP). Parentes dizem que o rapaz estava inalando com muita frequência gás de buzina como entorpecente.

O corpo do estudante Luciano André Zaparoli, 33 anos, foi velado em Rio Preto, onde moram os parentes da família. A morte deixou parentes e amigos abalados.

Luciano passou mal na casa onde morava com a mãe emFernandópolis. Ele foi encontrado caído em um dos cômodos da casa. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado, mas ele já estava sem vida. A suspeita é de que Luciano tenha inalado gás de buzina, segundo a polícia.

De acordo com o boletim de ocorrência, foram encontradas 16 latas de gás de buzina no quarto do rapaz. A polícia disse ainda que, a família contou que ele já usava o produto há cerca de três meses. “Não há formalização ainda destes depoimentos, mas em entrevista no atendimento inicial da equipe de plantão da polícia, foi esclarecido que ele estava usando esse gás”, afirma o delegado Marcos Negrelli.

O gás de buzina é alucinógeno, parecido com o lança-perfume. Ele é derivado de petróleo e muito tóxico. Os laudos do IML que vão comprovar as causas da morte do estudante devem sair em 10 dias. “Aparentemente a vítima estava inalando o gás e possivelmente foi isso a causa da morte”, diz o delegado.

É a segunda vez que uma pessoa morre em Fernandópolis pelo mesmo motivo. Em 2009 uma jovem de 20 anos, também estudante de medicina morreu depois de inalar gás de buzina durante uma festa numa chácara.

Outro caso

Em Rio Preto, uma adolescente de 17 anos inalou gás de buzina durante uma festa em um condomínio de luxo no dia 18 de janeiro. Ela ficou nove dias internada e recebeu alta na última quarta-feira (27). Familiares da jovem confirmaram a saída do hospital e disseram que ela está bem e sem sequelas.

Segundo relato de parentes da adolescente internada, a garota inalou o gás de buzina em uma reunião com amigos. Essa buzina é usada em festas, principalmente no carnaval, e também em eventos esportivos. De acordo com a família, a menina chegou ao hospital com parada cardíaca e o aparelho respiratório comprometido, no entanto, ela não ficou com sequelas.

O gásSegundo Gisela Cipullo Moreira, farmacêutica do Ceatox, Centro de Toxicologia do Hospital de Base, referência na região de Rio Preto, o gás desta buzina é perigoso e chega a entrar no organismo a -20ºC e queima o sistema respiratório.

“A buzina é feita de gás composto de butano e propano, derivado do petróleo. É encontrado também no isqueiro, geladeira, ar-condicionado. No organismo, pode causar náuseas, vômitos, no sistema nervoso pode causar alucinação, euforia, desmaio, convulsão. Como entra em uma temperatura muito baixa no organismo pode causar edema pulmonar e no coração, pode agir no músculo e pode causar arritma e infarto”, afirma a farmacêutica.

De acordo com Gisela, os jovens costumam inalar esse gás pensando apenas no efeito de euforia, mas se esquecem que o gás é perigoso e pode matar. “Os efeitos são rápidos e o jovem pensa apenas na euforia, na alucinação, mas eles não sabem dos problemas sérios que podem causar. Ele pode causar infarto, problemas pulmonares graves”, diz.


Aí eu te pergunto: o que é droga? O problema está na substância usada ou na pessoa que usa a substância?


Aproveito para te convidar a acessar o meu blog. Lá tem textos como esse e muito mais!


Fonte: G1

  • Sobre o autorAdvogado Criminal, Professor e escritor.
  • Publicações451
  • Seguidores3621
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3617
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/familia-diz-que-estudante-inalava-gas-de-buzina-ha-tres-meses-diz-policia/303889231
Fale agora com um advogado online