jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

FGTS é um fundo coletivo, não investimento pessoal, diz Caixa

Publicado por Consultor Jurídico
há 10 anos
0
0
0
Salvar

Representando o FGTS no Superior Tribunal de Justiça, a Caixa Econômica Federal quer ingressar na discussão sobre o uso da TR para correção do Fundo de Garantia travada no Supremo Tribunal Federal. A estatal ingressou com pedido de amicus curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pelo partido Solidariedade para questionar a aplicação da TR.

No pedido, a Caixa alega que se o pedido do Solidariedade for atendido, o coletivo sofrerá graves consequências, seja pelo déficit imediato, seja pelo aumento do custo de todas as operações envolvendo o FGTS. A eventual procedência da demanda refletirá diretamente em toda economia nacional e desestruturará 20 anos de estabilidade econômica, alcançada a partir da desindexação, o que torna o pleito muito mais perverso e injusto do que os reflexos econômicos causados com os planos econômicos fracassados (década perdida), explica a Caixa.

Na petição, a instituição argumenta que o FGTS foi instituído pela Lei 5.107/66 em substituição ao instituto da estabilidade decenal concedida ao trabalhador. De acordo com o banco, sua destinação, prevista em lei, demonstra a sua dupla finalidade indenização aos trabalhadores/fomentar políticas públicas , bem como a sua natureza multidisciplinar do FGTS.

Em suas alegações ao Supremo, o partido Solidariedade reclama que a TR, por lei, rende abaixo da inflação. No entendimento da legenda, a correção do FGTS em índices m...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores11018
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações21
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fgts-e-um-fundo-coletivo-nao-investimento-pessoal-diz-caixa/118673754
Fale agora com um advogado online