jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

Fifa reforça medidas contra interferência da Justiça Comum

Publicado por Direito Desportivo
há 14 anos
0
0
0
Salvar

A Fifa aumentou seus esforços para manter as disputas esportivas longe da Justiça comum, nesta quinta-feira, após os delegados no congresso anual da entidade terem decidido aumentar o rigor de seu estatuto.

As associações aprovaram por 198 votos a três novas propostas que as obrigam a punir qualquer "liga, membro de liga, clube, membro de clube, jogador ou árbitro" que leve casos para tribunais civis, ignorando a esfera esportiva.

O vice-presidente David Will reconheceu que o atual estatuto da Fifa já proibia esse tipo de ação, mas disse que as emendas no texto vão "reforçar e estabelecer as regras mais precisamente".

Will acrescentou que a determinação da Fifa foi reforçada por um veredicto a seu favor da Corte Federal da Suíça, que em janeiro rejeitou uma ação civil contra a Fifa iniciada pelo clube espanhol Rayo Vallecano.

Outras quatro medidas recomendadas pelo comitê-executivo da Fifa foram aprovadas confortavelmente pelo congresso, incluindo uma determinação para que os comitês nacionais de arbitragem sejam submetidos às associações nacionais e uma mudança no estatuto da Fifa para adequar-se ao Código Mundial Antidoping".


  • Publicações223
  • Seguidores182434
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações148
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fifa-reforca-medidas-contra-interferencia-da-justica-comum/2137572
Fale agora com um advogado online