jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Fornecedores conhecem vantagens do pregão eletrônico

há 17 anos
0
0
0
Salvar

“Com a utilização do pregão eletrônico, o Governo Federal já conseguiu uma economia de quase 60% nas suas compras”, disse hoje (dia 14 de novembro) o pregoeiro do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Adriano Mota Gallo, ao dar um curso sobre pregão eletrônico para fornecedores, utilizando o Comprasnet (Portal de Compras do Governo Federal).

Promovido pela Secretaria de Administração do TRE-BA, o curso, realizado no auditório do tribunal, teve o objetivo de capacitar os licitantes a fim de possibilitar a maior participação nos pregões eletrônicos. O treinamento foi realizado com uma apresentação do sistema na visão do pregoeiro e do fornecedor.

TRANSPARÊNCIA

O pregoeiro Adriano Mota Gallo abordou os aspectos relativos à legislação e depois houve a simulação de um pregão eletrônico, com a finalidade de exibir as funcionalidades do sistema. Foram simuladas em tempo real as seguintes operações: cadastrar proposta; enviar lances; acompanhar o pregão; participar de negociação com o pregoeiro; manifestar intenção de recurso; enviar as razões; enviar contra-razões.

Segundo ele, o pregão eletrônico foi a modalidade mais utilizada pelo Governo Federal para aquisições de bens e serviços no primeiro semestre de 2006. O decreto nº 5.450 tornou obrigatória a utilização da modalidade pregão, preferencialmente o eletrônico, na aquisição de bens e serviços comuns a partir de julho de 2005.

A modalidade reduz, ainda, o custo de participação dos fornecedores que podem participar à distância das licitações públicas, facilitando a participação de micro e pequenas empresas. É mais transparente, porque a sociedade pode acompanhar pela internet as compras eletrônicas do Governo Federal.

  • Publicações2124
  • Seguidores284446
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações49
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fornecedores-conhecem-vantagens-do-pregao-eletronico/129803
Fale agora com um advogado online