jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Fórum debate penas e medidas alternativas

0
0
0
Salvar

“São os exemplos que ajudam a criar uma ferramenta de punição com inclusão e não pela exclusão da sociedade”, afirmou o juiz da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas, Carlos Eduardo Ribeiro Lemos, que nesta sexta-feira (09), no Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), promoveu o X Fórum de Discussão Sobre Penas e Medidas Alternativas com as Instituições Parcerias.

Evento busca ampliar o diálogo entre o Poder Judiciário e da sociedade, que possui papel fundamental para o sucesso nas execuções de penas alternativas, uma forma transformar o dano causado em beneficio à comunidade atingida. “São nas creches, asilos e hospitais que as penas alternativas acontecem de fato”, afirmou o magistrado.

O Fórum ainda debateu os desafios para o fortalecimento da rede de parceiros e as iniciativas, atualmente são 104 entidades parceiras, que podem contribuir para prestação de serviço comunitário em crimes com sentenças menores que quatro anos de prisão.

“Eu continuo defendendo o cumprimento de penas alternativas como política pública. O cumprimento de penas alternativas precisa ser incluído no orçamento estadual para o seu incremento”, pontuou o juiz Carlos Eduardo Lemos.

Atualmente a Vepema possui 11.200 apenados que tiveram suas penas revertidas em prestação de serviço em hospitais, setores do Executivo municipais, Governo do Estado, escolas e entidades filantrópicas. Segundo o juiz Carlos Eduardo Ribeiro Lemos, o índice de reincidência em delitos é menor que 1%.

A Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Cariacica é uma das parceiras do Poder Judiciário e elaborou um Plano de Ação para o ano de 2013, uma forma de incluir o ressocializando no processo educacional.

“Quanto mais nos sentimos acolhidos nos espaços que estamos introduzimos, mais produzimos e evoluímos. Agora, queremos criar uma forma de incluir o processo de aprendizagem, educacional, como forma também de prestação de serviço”, afirmou o servidor público Cisenando Antonio dos Santos.

Assessoria de Comunicação do TJES

  • Publicações2368
  • Seguidores369
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações89
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forum-debate-penas-e-medidas-alternativas/100175156
Fale agora com um advogado online