jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Geddel se torna réu em ação de improbidade administrativa proposta pelo MPF/DF

Político irá responder perante a 5ª Vara da Justiça Federal por ter se valido da condição de ministro para pressionar o então colega, Marcelo Calero, para conseguir um parecer do Iphan

0
0
0
Salvar

O ex-ministro Geddel Vieira Lima tornou-se réu em ação civil pública por ato de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público Federal no DF (MPF/DF). Ele vai responder perante a 5ª Vara da Justiça Federal por ter se valido da condição de ministro para pressionar o então colega, Marcelo Calero, para conseguir um parecer técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) favorável para liberar a obra de um prédio de Salvador.

Para o procurador da República Ivan Marx, autor da ação, o ex-ministro violou os princípios que regem a administração pública, notadamente os princípios da honestidade, da moralidade, da imparcialidade, da legalidade e da lealdade às instituições, uma vez que se utilizou do cargo de ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência para atender interesse pessoal e particular.

Segundo ação proposta em agosto do ano passado, o político baiano era proprietário de um apartamento no 23º andar de um edifício de luxo, que seria construído em frente ao Portal da Barra, em Salvador. Por questões de tombamento, o Iphan nacional limitou em 13 pavimentos a altura máxima do empreendimento.

Para revogar essa limitação, Geddel passou, de acordo com a ação, a pressionar o ministro da Cultura. A ação do MPF/DF detalhou as ameaças de Geddel a Calero, que se tornaram públicas após a demissão do ministro da Cultura, em novembro de 2016.





Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Distrito Federal
(61) 3313-5460 / 5457
www.mpf.mp.br/df
twitter.com/MPF_DF

  • Publicações5799
  • Seguidores33
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações12
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/geddel-se-torna-reu-em-acao-de-improbidade-administrativa-proposta-pelo-mpf-df/598880464
Fale agora com um advogado online