jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Gestão de recursos humanos na Defensoria Pública como modelo para o restante do País

há 7 anos
0
0
0
Salvar

A visita da comitiva de representantes de dez Defensorias Públicas no País à sede em Palmas da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins focou especialmente na gestão de recursos humanos, por meio do módulo administrativo Athenas, dentre outras atividades. Em apresentação na sala do Conselho Superior, foram expostas plataformas de funcionamento do sistema, com emissão de relatórios de diárias, pagamentos, ficha funcional e acompanhamento da atuação do Servidor, pela equipe de TI – Tecnologia de Informação da Instituição.

Para isso, foi feita explanação e treinamento para equipe de recursos humanos, de sistemas de informação, Defensores Públicos e Defensores Públicos-Gerais dos estados do Piauí, Acre, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Maranhão, Sergipe, Amazonas, Rondônia, Roraima e Distrito Federal. Na manhã desta sexta-feira, 21, eles foram recebidos pelos defensores públicos Fabrício Akitaya e Fabrício Dias (presidente da Adpeto – Associação de Defensores Públicos do Estado do Tocantins), além de profissionais da equipe de TI da DPE-TO.

Athenas

De acordo com o diretor de Tecnologia e Informação da DPE-TO, Luiz Philipe Azevedo Dias, o Athenas é voltado para a gestão estratégica da área administrativa e finalística. Ele possui módulos integrados, que possibilitam o gerenciamento de recursos humanos, folha de pagamento, patrimônio, documentos eletrônicos, protocolo, extrajudicial e de outras áreas importantes para a organização institucional. Segundo Luiz Philipe, o intuito do encontro é de garantir o bom desenvolvimento de todas as instituições. “Este encontro vai engrandecer as Defensorias em todo País de forma geral. Creio que é uma tendência a gente caminhar tendo um suporte, um padrão a ser seguido para elevar o nível das Defensorias sem muito custo.”

Na ocasião, foi apresentado todo o sistema de recursos humanos, folha de pagamento e gestão de pessoas. Conforme a diretora de Gestão de Pessoas e Folha de Pagamento, Monique Mendonça, a implantação do Athenas é uma conquista que facilitou o trabalho na Defensoria Pública, melhorando a produtividade e dinamismo. “ As instituições presentes demonstraram interesse no sistema, isso porque a grande maioria ainda utiliza a folha do Estado e o objetivo é implantar uma folha própria”, disse.

O foco da visita é conhecer especialmente os módulos administrativos Solar e Athenas, porém, a equipe está disponível para esclarecer dúvidas dos participantes quanto a todos os sistemas. A visita teve início na manhã de quinta-feira, 20, e segue até a tarde sexta-feira, 21.

Intercâmbio

A corregedora-geral da Defensoria Pública de Sergipe, Andreza Tavares, lembrou que em seu Estado ainda não há o desenvolvimento de sistemas e que essa é uma prioridade, por facilitar o trabalho do Defensor e da equipe administrativa. “Esse sistema para nós será importantíssimo, principalmente para a Corregedoria na questão de relatórios e estatísticas. É muito importante esse convívio com outros estados porque a gente troca experiências e tenho a certeza de que buscaremos muito mais detalhes para desenvolvermos juntos”, conta a Corregedora.

Autor: Cinthia Abreu

  • Publicações3908
  • Seguidores35
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gestao-de-recursos-humanos-na-defensoria-publica-como-modelo-para-o-restante-do-pais/480353500
Fale agora com um advogado online