jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Gilmar Mendes: É preciso acabar com ideia de que tudo só se resolve na Justiça

Publicado por OAB - Rio de Janeiro
há 15 anos
0
0
0
Salvar

Do jornal O Estado de São Paulo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou ontem que é necessário acabar com a ideia de que no Brasil direitos somente são garantidos por decisões judiciais. "É preciso acabar com a velha mentalidade de que, no Brasil, o reconhecimento e a concretização de direitos só se dá por meio judicial", disse ele durante discurso com o qual decretou a abertura do ano judiciário. A sessão foi esvaziada por causa das eleições no Congresso.

Mendes citou dado do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) segundo o qual em 2007 tramitaram 68 milhões de processos no Judiciário. "Se não houver uma revisão da práxis judicializante em breve não haverá estrutura possível para a prestação jurisdicional que se exige no País", disse.

Segundo ele, a judicialização "pura e simples" das disputas é uma das causas da demora dos julgamentos. "Acaba desaguando no conhecido círculo vicioso em que mais processos demandam mais juízes, mais cargos, maior infraestrutura e, assim, infindáveis recursos."

  • Publicações13410
  • Seguidores221
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações62
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gilmar-mendes-e-preciso-acabar-com-ideia-de-que-tudo-so-se-resolve-na-justica/731395
Fale agora com um advogado online