jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

GOLPE do "Empréstimo fácil" circula no Facebook e Whatsapp e faz centenas de vítimas caírem em golpes diariamente.

Cuidados necessários para evitar cair em fraudes e perder dinheiro

há 6 anos
2
0
55
Salvar

Atualizado em 14.04.2020

IMPORTANTE! LEIA A BAIXO TODO O TEXTO COM MUITA ATENÇÃO, COMPARTILHE COM AMIGOS E VIZINHOS E EVITE QUE ESTES TAMBÉM CAIAM NOS GOLPES.

Consulte aqui se a instituições financeiras autorizadas a funcionar no país:

https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao

https://www.bcb.gov.br/lista

VIU ANÚNCIO DE "EMPRÉSTIMO RÁPIDO FÁCIL" NO FACEBOOK, WHATSAAP E ASSEMELHADOS?

ANÚNCIOS INFORMAIS, SEM IDENTIFICAÇÃO OU EM NOME DE OUTRAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS FAMOSAS?

O GOLPISTA SOLICITA PAGAMENTO DE TAXAS PARA PAGAR FIADORES OU DEPÓSITOS EM CONTA DE PESSOAS FÍSICAS?

É GOLPE!!!!!!!

NÃO EFETUE NENHUM VALOR NEM DEPOSITE VALORES EM CONTA DE TERCEIROS, O DEPÓSITO INICIAL É O PRIMEIRO DE MUITOS... VÃO EXTORQUIR TUDO O QUE PODEM E VOCÊ NUNCA, JAMAIS, SERÁ CONTEMPLADO COM O SUPOSTO EMPRÉSTIMO .

VEJA A BAIXO COMO SE PREVENIR E IDENTIFICAR QUE SE TRATA DE FRAUDE:

Está circulando nas redes sociais, mais especificamente Facebook e WhatsApp, chamado "GOLPE DO EMPRÉSTIMO FÁCIL", se você receber, descarte e a vise ao amigos e parentes. Se foi Vitima, procure a delegacia mais próxima e denuncie o estelionatário.

O QUE É UM EMPRÉSTIMO FÁCIL?

É o tipo de empréstimo oferecido com o atrativo de inúmeras facilidades. Seja a disponibilidade de dinheiro rápido, em grandes quantias ou com taxas de juros baixas. Podem ser divulgados através de diversos canais: telefone, e-mails, panfletos distribuídos na rua e até mesmo comerciais de televisão e rádio.

COMO OS GOLPES SÃO REALIZADOS?

Há uma ampla variedade de golpes, cada qual com suas particularidades. Algumas características comuns a todos são o uso de documentos falsos para promover anúncios oferecendo dinheiro fácil, o uso indevido de nomes de instituições de crédito com credibilidade no mercado, entre outras.

Custos adiantados: o principal golpe de empréstimo

O golpe mais clássico de empréstimo fácil é o de “custos adiantados”. Realizado sempre através de anúncios e classificados, os golpistas oferecem empréstimos fáceis sem avalista, apresentando ora como empresas financeiras, ora como representantes de instituições financeiras de renome.

Ultimamente, com o advento da internet e sua popularização, o aparecimento de sites institucionais falsos para veicular esse golpe tem se tornado bastante comum.

Eles solicitam todos os seus dados para realizar um cadastro e, em seguida, informam que o empréstimo foi aprovado. No entanto, sua liberação depende do pagamento de uma pequena taxa de adesão ou de cadastro. A vítima paga, o dinheiro da taxa desaparece junto com os golpistas e com a promessa do empréstimo fácil se torna um pesadelo.

Nenhuma empresa séria solicita depósito para liberação de crédito! Nenhuma! Nunca confie em sites que exigem que você deposite “taxas de custeio”, ou que peça dados do cartão de crédito para “ter uma garantia”.

Outros exemplos de golpes

Em uma variação do golpe descrito acima, os golpistas dizem que para a liberação do empréstimo é preciso pagar um suposto “seguro de garantia”. Assim como na forma supracitada, o objetivo é pegar o dinheiro do solicitante e desaparecer.

Não há informações sobre seguradoras no Brasil ou em outros países que façam seguros desse tipo. Portanto, se você estiver precisando de um empréstimo e se deparar com uma condição similar, trata-se de um golpe. Denuncie!

DICAS PARA EVITAR O GOLPE DO EMPRÉSTIMO FALSO:

Tão importante como conhecer as características do golpe do empréstimo fácil e de suas variações é saber como se proteger. Confira abaixo 10 dicas para se proteger desse golpe.

Desconfie de empresas que oferecem muitas facilidades na hora de fazer um empréstimo.

Não aceite fazer depósitos em contas particulares, isto é, em contas bancárias de pessoas físicas.

Quanto mais fácil o acesso ao empréstimo, maiores podem ser os riscos e os juros. Se atente antes de fechar negócio.

Verifique se as taxas de juros cobradas e o Custo Efetivo Total (CET) não irão elevar demais o valor a ser pago.

Não empreste o seu nome para terceiros. Isso pode gerar danos de proporções imensas.

Pesquise sobre a empresa que está te oferecendo tantas facilidades na hora do empréstimo. Um bom lugar para pesquisar são os órgãos de defesa do consumidor e sites como o ReclameAqui. Lá você pode ver se há reclamações contra a empresa.

Certifique-se de que as parcelas não irão comprometer o seu orçamento, dificultando o pagamento de outras despesas. Empresas e instituições financeiras sérias não aceitam que você comprometa, geralmente, mais do que 30% de sua renda. Esteja atento!

Guarde todo e qualquer material publicitário que você tenha sobre quem está te oferecendo o empréstimo. Ele integra o contrato e as informações contidas neles devem ser igualmente cumpridas.

Informe-se no Banco Central, fone 145, ou pelo site www.bcb.gov.br se a empresa tem autorização para realizar tais empréstimos.

Quanto mais informação, mais segurança, pesquise pergunte se informe!,

Tem alguma dúvida? Pergunte aí nos comentários! .

FONTE: https://jurosbaixos.com.br/conteudo/emprestimo-facil-nao-caia-em-golpes/

http://www.bcb.gov.br/pt-br

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Civil e em Direito Criminal
  • Publicações19
  • Seguidores68
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações13840
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/golpe-do-emprestimo-facil-circula-no-facebook-e-whatsapp-e-faz-centenas-de-vitimas-cairem-em-golpes-diariamente/582637010
Fale agora com um advogado online