jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024

Golpe no Procon

Publicado por Thais Monteiro
há 3 meses
1
0
0
Salvar

Resumo

Uma falsa noticia tem circulado a internet, nela, é afirmado que o Procon obriga empresas a fornecer cashback aos clientes. O golpe se torna mais real quando utilizado videos deepfakes, com imagens de famosos.

O Procon Campinas informou que não pede informações pessoais, e orientou os clientes a não repassarem seus dados bancários, tampouco, realizarem transferências pix.

Fonte: https://portalcbncampinas.com.br/2024/03/criminosos-usam-deepfake-para-aplicar-golpes-em-nome-do-procon/

O que fazer?

A Inteligência artificial tem sido uma ótima ferramenta para que criminosos passem mais credibilidade na hora de aplicar golpes, como nesse caso, onde utilizam imagens de famosos para repassar uma noticia falsa.

Uma possível forma de otimizar esse parágrafo, usando uma linguagem mais formal e ainda assim, acessível ao público, seria:

Os consumidores que forem vítimas desse golpe devem tomar as seguintes providências: 1) registrar um Boletim de Ocorrência; 2) contestar a transação junto à instituição bancária; 3) utilizar o MED (Mecanismo de Devolução) disponibilizado pelo Banco Central, se for o caso de pix; e, se não conseguirem recuperar o valor perdido por esses meios, procurar um advogado especializado em crimes cibernéticos.

  • Sobre o autorTe ajudo a se PROTEGER de crimes cibernéticos
  • Publicações152
  • Seguidores23
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações69
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/golpe-no-procon/2215351475
Fale agora com um advogado online