jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Governo analisa propostas para alavancar fundos constitucionais

As medidas, que ainda não foram oficialmente anunciadas, devem centrar fogo nos encargos “del credere”, nas taxas de administração dos fundos, e no bônus de adimplência.

há 3 anos
1
0
0
Salvar

O Comitê de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas avalia que é preciso agir para sanar um desequilíbrio entre receitas e despesas dos fundos constitucionais de financiamento do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste. A Controladoria-Geral da União e o Ipea estão elaborando medidas para reduzir custos e alavancar o crescimento do volume de recursos dos fundos.

Uma das propostas é reduzir o teto de cobrança do del credere – um pagamento feito às financeiras que intermediam as operações. Para se ter uma ideia mais clara, o del credere representou em média 31% das despesas do FNE. A intenção da CGU e do Ipea é que o Ministério da Economia promova a regulação dessa cobrança, de forma a estabelecer uma relação consistente entre o valor pago e o risco efetivamente assumido pelas financeiras intermediárias.

O Ministério da Economia deseja estabelecer novos percentuais de del credere a ser deduzido dos encargos pactuados nas operações, considerando outros fatores além do risco para o banco administrador dos fundos. Além disso, há a proposta de que, em operações de risco exclusivo do banco, o del credere seja fixado pelo Conselho Monetário Nacional. Está na mira, ainda, uma redução das taxas de administração, de 2,1% para 0,5%.

O corte de custos deverá chegar ao bônus de adimplência, que é um incentivo para que o tomador de crédito fique em dia com o pagamento do financiamento.

Fonte: Jornal Valor Econômico.

  • Sobre o autorFoco em demandas envolvendo a reestruturação de passivos.
  • Publicações155
  • Seguidores22
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações29
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-analisa-propostas-para-alavancar-fundos-constitucionais/1245658524
Fale agora com um advogado online