jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

GREVE DE RODOVIÁRIOS: NOVA AUDIÊNCIA MARCADA

0
0
0
Salvar

A Seção Especializada em Dissídios Coletivos (Sedic) do TRT/RJ, presidida pela desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, realizou, na tarde desta quarta-feira (9/5), audiência de conciliação envolvendo a empresa Friburgo Auto Ônibus Ltda – Faol - e o Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Anexos de Nova Friburgo.

O dissídio coletivo foi ajuizado pela Faol em função da paralisação iniciada terça-feira (8/5) pelos 1300 trabalhadores da empresa, os quais reivindicam 10% de reajuste salarial e 25% da cesta básica.

As partes não chegaram a um acordo

A empresa, possuidora de uma frota de 173 ônibus divididos em 130 linhas para atender aproximadamente 182 mil habitantes, disse que a greve foi iniciada com suspensão total da circulação dos carros. Já o Sindicato dos Trabalhadores informou que nesta quarta-feira já havia aproximadamente 50% de volta às ruas e que o movimento grevista teve início porque desde a data-base, no início de março, não houve reajuste.

A Faol alega ter um déficit de mais de R$ 10 milhões e reclama da falta de apoio da prefeitura da cidade, uma vez que não subsidia o transporte local e ainda descumpre contrato de licitação ao não reajustar anualmente a tarifa.

A procuradora do Trabalho Deborah da Silva Felix, a desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry

e o secretário de audiência da Sedic, Março Aurélio

Diante do exposto, a procuradora do Trabalho, Deborah da Silva Felix, propôs o reajuste parcelado (6%, baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC – e o restante em outubro), o que não foi admitido pela Faol.

Já a desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry sugeriu uma nova audiência de conciliação para o dia 14/5, segunda-feira, às 14h, com a presença de representante da prefeitura de Nova Friburgo, além da suspensão da greve até este evento com, pelo menos, 40% da frota circulando pelo município. O Sindicato aceitou a sugestão e prometeu levar para apreciação dos trabalhadores em assembleia marcado para às 18h desta quarta-feira.

SOBRE A SEDIC

A Seção Especializada em Dissídios Coletivos é constituída por 12 desembargadores, de acordo com o Regimento Interno do TRT/RJ. A ela compete julgar, entre outros assuntos, os dissídios coletivos de natureza econômica e jurídica e homologar as transações incidentais dos dissídios coletivos.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - TRT/RJ

(21) 2380-6512/6815

aic@trt1.jus.br

  • Publicações2962
  • Seguidores631294
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações41
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/greve-de-rodoviarios-nova-audiencia-marcada/3115726
Fale agora com um advogado online