jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Greve já deixa a presidência do TRE-SP em alerta

0
0
0
Salvar

A decisão de retomar a greve por tempo indeterminado no TRE-SP animou os servidores na luta por reajuste de salários, congelados há oito anos. E a animação se espalhou por vários estados. A intenção da categoria é forçar a abertura de negociação com o governo federal em torno da questão salarial. A greve começa na terça-feira (30), a poucos dias do 1º turno das eleições majoritárias.

E o grau de adesão no TRE-SP acendeu o sinal de alerta da cúpula do tribunal regional e vai chegar à cúpula do Poder Judiciário. Na sexta-feira (26), a juíza que assessora o presidente do TRE-SP chamou representantes do Sintrajud e externou sua preocupação com a greve, confirmando que a paralisação pode afetar o calendário eleitoral.

A magistrada Carla Themis se comprometeu a enviar ofícios aos tribunais superiores buscando abertura de diálogo em torno das reivindicações da categoria. Cobrada pelo Sintrajud, disse que, junto ao presidente do TRE-SP, tentaria contato com os ministros Dias Toffoli (TSE) e Ricardo Lewandowski (STF).

A preocupação não é gratuita. O Apagão de quarta-feira (24) teve adesão tão massiva no TRE-SP que o prédio ficou praticamente vazio. Neste momento, portanto, o calendário eleitoral tem enorme peso e cobra do presidente do STF uma resposta. Os servidores não estão dispostos a ouvir o mantra que vem sendo repetido desde 2010: depois das eleições tudo se resolve.

A proximidade das eleições mostrou a força da mobilização dos servidores do TRE-SP, que são responsáveis pelo maior colégio eleitoral do país. São quase 32 milhões de eleitores, representando 22,4% do eleitorado brasileiro, além 84 mil eleitores aptos a votar em trânsito, o que co- loca São Paulo entre os três estados mais procurados para esse tipo de voto.

A greve pode afetar a realização dos dois turnos das eleições. E se a força da greve se concentra no eleitoral a adesão na Justiça Trabalhista e na Federal vão reforçar a luta. Este é o momento de aderir à greve pela reposição salarial. Venha para a luta você também!

  • Publicações1887
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações14
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/greve-ja-deixa-a-presidencia-do-tre-sp-em-alerta/141948151
Fale agora com um advogado online