jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Grupo vai pedir impeachment de Dilma por 'pedaladas mentais'

Publicado por Paula Argolo
há 8 anos
44
3
44
Salvar

Foto: Agência Brasil

Nesta quarta-feira, dia 9 de dezembro, um novo pedido de impeachment deve ser protocolado na Câmara dos Deputados, mas dessa vez o pedido será baseado nas "pedaladas mentais" da presidente.

Carla Zambelli, do grupo Nas Ruas, um dos signatários do documento, explica que o pedido tem base constitucional:

"A Lei 1.079/50, que regula o impeachment, tem no capítulo 5º, artigo , inciso 7 o seguinte: proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo", disse.

As "pedaladas mentais" de Dilma

Para exemplificar as "pedaladas mentais" de Dilma, Zambelli menciona:

  • O discurso da presidente nas Nações Unidas sobre a inexistência de tecnologias para "estocar vento".
  • Quando Dilma tratou da comunhão do milho com a mandioca para depois saudar a raiz típica brasileira.
  • A metáfora usada por Dilma em conversa com Barack Obama sobre a pasta de dente não retornar ao dentifrício depois de apertado.
  • A referência a "mulheres sapiens".
  • A declaração dada no Dia da Criança em que a presidente parabeniza os pequenos brasileiros dizendo: "Sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás" (sic).

O documento afirma que tais declarações não são compatíveis com a postura esperada de um presidente e que comprometem a sociedade, economia, política e instituições nacionais.

"É isso o que você espera de uma presidente?", questiona a militante.

Entre os movimentos representados por Zambelli no pedido estão: Nas Ruas, Acorda Brasil, Movimento Pró Brasil e Comando Nacional dos Transportes.

Carla Zambelli também assina como apoiadora o pedido atualmente em trâmite na Câmara, escrito por Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. E Janaína Paschoal.

Fonte: Folha de SP

JurisOffice

JurisOffice no Facebook

  • Sobre o autorredatora para o JurisOffice
  • Publicações158
  • Seguidores473
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações171
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/grupo-vai-pedir-impeachment-de-dilma-por-pedaladas-mentais/265374359
Fale agora com um advogado online