jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Guarda compartilhada e o amor pelos filhos

há 9 anos
24
2
5
Salvar

Andre mansur guarda compartilhada e o amor pelos filhos Guarda compartilhada e o amor pelos filhos A preocupação com os filhos e o dever de preservá-los no divórcio dos pais não é nenhuma novidade. Guarda significa vigilância, defesa, proteção, zelo, e o Direito indica que essa função pode ser desdobrada sob o ponto de vista físico e jurídico.

A guarda compartilhada é a atribuição bilateral da guarda jurídica a ambos os pais, para que exerçam igualitariamente os direitos e deveres relativos aos filhos, o que não significa, necessariamente, guarda física ou custódia, mas os outros atributos da autoridade parental que são exercidos em comum.

Não se pode confundir a guarda compartilhada com guarda alternada, quando os pais terão a guarda (física e jurídica) da criança alternadamente.

O filho fica sob a custódia de um dos pais por determinado período e depois sob a custódia do outro.

Em geral, a alternância é criticada e desaconselhada por gerar insegurança nas crianças, que ficam confusas sem saber onde é sua casa.

Mesmo sob a guarda de ambos os pais, quando pequenos, os filhos devem ter uma residência fixa e principal.

Quando há consenso entre as partes, muito mais fácil o exercício do compartilhamento, o problema surge com as diferenças. Mesmo que os pais possuam divergências, terão de negociar seus interesses e superar discordâncias, seja por si ou com a ajuda de profissionais.

A aprendizagem se aplica também aos operadores do Direito (juízes, advogados, promotores de justiça) e aos demais que auxiliam a Justiça (psicólogos, mediadores, assistentes sociais).

Apesar de a guarda compartilhada se apresentar como modelo ideal para que os pais possam dividir a responsabilidade pela criação dos filhos, o que deve prevalecer é a proteção ao menor, e não se tem uma regra infalível, devendo a situação ser analisada com cautela.

O amor pelo filho terá de ser maior do que o ressentimento que possuem em relação ao ex.

Fonte: Jornal do Comércio / Por Mônica Guazzelli

Transcrito no link http://www.andremansur.com.br/noticias/guarda-compartilhadaeo-amor-pelos-filhos/

  • Publicações63
  • Seguidores136
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações186
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/guarda-compartilhada-e-o-amor-pelos-filhos/162604878
Fale agora com um advogado online